quarta-feira, 2 de maio de 2012

GRISSINI




          Depois de 3 semanas modificando, incrementando, testando e provando diversas combinações de ingredientes, acredito que cheguei em algum lugar mais ou menos legal, no que se refere a texturas, sabores, consistências, e grau de crocância ideais.
          Atenção: Nova formulação, muito melhor que a anterior !!!
INGREDIENTES
500 gr. farinha especial ou 00
100 gr. sémola de grano duro
10 gr. açúcar refinado
20 gr. fermento biológico fresco ou 7 gr. fermento biológico instantáneo
60 ml. azeite virgem
20 gr. leite integral em pó
350 ml. água fria
20 gr. sal refinado
PREPARO
          Misture todos os ingredientes e amasse até ficar uma massa homogênea, lisa e elástica. Se for fazer na masseira, são 10 minutos em velocidade 1, mais 3 minutos em velocidade 2. Ela fica mole, porem não grudenta. Boleie. Unte a superfície da massa com azeite e polvilhe sémola, fecha os poros e fermenta de forma adequada, ainda permite um melhor desempenho na hora do corte. Deixe em descanso / fermentação durante 55 minutos, em local sem trepidações, coberto e protegido de variações de temperatura.
          Neste momento, a hora de cortar os palitos. Com uma faca comprida e alta (chef) corte em 1 cm. de largura, estique delicadamente até o comprimento que desejar.  Pode pincelar a massa com clara e água (50% + 50%) e colocar gergelim, linhaça dourada, papoula, queijo ralado, fines-herbes ou qualquer outro elemento de sabor, cor e textura. Corte, deixe em descanso / fermentação coberto durante 30/35 minutos. Leve para assamento em 200 graus C. durante 16 a 18 minutos, ou até ficarem dourados.
          Os grissines tem a característica de serem consumidos em companhia de patés, manteigas, maionesses e outros, por isso devem ficar muito sequinhos, de uma crocância espetacular e muito levemente salgadinhos. Podem ser acrescentados à massa, caccio-cavalo ralado, parmesão, 15% de quinoa ou dar 3 dobras tipo folhado, uma forma de ficarem muito crocantes, mas sem o "miolinho crock crock" caracteristico de grissini. Na foto tem um clássico com gergelim, o outro tem linhaça e outros sem cobertura, mas com parmesão na massa.
Bon appetit !!!!

Um comentário:

  1. Parabéns .. Ao chiari e o Robert ótima parceria de profisionais que promte muitas coisa boa para os paladares mas aguzados.. Bravi...

    ResponderExcluir