segunda-feira, 13 de agosto de 2012



PAO 50% INTEGRAL COM MANTEIGA
          É um paozinho muito apropriado no café da manhã de quem tem um dia muito agitado, corrido e pesado, uma vez que introduz uma serie de fibras essenciais ao bom funcionamento do organismo.
INGREDIENTES
1 kg farinha branca (foi utilizada farinha Mirella orgânica)
500 gr. farinha integral (foi utilizada farinha integral Mirella orgânica)
500 gr. manteiga sem sal, clarificada (para retirar os sólidos não gordurosos do leite e água)
100 gr. gemas (foram utilizadas 4 gemas de ovos graúdos sem película)
100 gr. leite em pó integral instantâneo
30 gr. sal marinho
70 gr. açúcar refinado
15 gr. fermento biológico instantâneo (ou 45 gr. fermento biológico fresco)
1 lt água mineral gelada
50 gr. mel de florada de laranjeira
PREPARO
          Faça uma farofa muito fina com as farinhas e a manteiga, num bowl. Claro que tem as fibras, o que vai fazer com que este procedimento se torne meio complicado, mas não impossivel. Pegue estes dois ingredientes e com as mãos esfarele até conseguir uniformizar. Acrescente os outros secos, deixando o sal por último. Homogeinize. Acrescente as gemas, a água e o mel.
          Sove esta massa por 30 minutos a mão, ou por 4 minutos em velocidade 1 na masseira e mais 3 minutos em velocidade 2. Cuidado com a temperatura, se atingir os 26 graus, já era.
          Deixe descansar por 2 horas coberta com filme plástico e pano limpo, em local sem variações de temperatura e sem interferência de trepidação ou movimentos.
          Comece a sovar a massa para soltar os gases da fermentação, aproximadamente 15 minutos, necesariamente a mão, e boleie conforme desejado. Deixe em fermentação até dobrar de volume (por volta de 90 minutos, não esqueça que é farinha integral e deve ser formada uma boa estrutura de glúten, para dar consistência perfeita, crocância de casca e maciez)
          Leve ao forno de lastro seco durante 25 minutos em 225 graus, ou no forno caseiro pré-aquecido durante 30 minutos em 230 graus.
          Bon appètit !!!!!!!!!!!!!!!
  

PÃO DE MANTEIGA E IOGURTE
          Um pão muito macio para acompanhar o café da manhã, o lanchinho da tarde e é bem-vindo a toda hora, uma vez que fica muito leve e saboroso.
INGREDIENTES
1 kg farinha (foi utilizada farinha branca 5 Staggioni)
300 gr. manteiga sem sal, clarificada (para retirar os sólidos não gurdurosos do leite)
400 ml. iogurte natural frio
300 ml. água mineral gelada
25 gr. sal marinho
60 gr. açúcar refinado
60 gr. gemas (foram utilizadas 2 gemas de ovos graúdos sem película)
10 gr. fermento biológico instantáneo (pode utilizar 30 gr. fermento biológico fresco)
PREPARO
          Num bowl, coloque a farinha e faça uma farofa muito fininha com a manteiga. Pegue a farinha com a manteiga e esfarele muito com as mãos. Acrescente os outros secos, deixando o sal por último. Misture muito bem.
          Acrescente o iogurte, a água e as gemas. Homogeinize. Sove a massa por uns 30 minutos a mão ou por 8 minutos em velocidade 1 da masseira e mais 5 minutos em velocidade 2. Cuidado aqui com a temperatura.
          Deixe esta massa descansar por 1 hora, coberta com filme plastico e pano limpo, em local sem interferencia de temperatura e movimentação / trepidação.
          Retire, abaixe (sove mais 10 minutos de novo, necessariamente a mão) boleie do tamanho que desejar e deixe descansar até dobrar o volume, já modelada, na assadeira coberta com teflon (tem folhas de teflon à venda para substituir o papel manteiga e a gordura de untar)
          Leve ao forno pré-aquecido (caseiro) em 230 graus por 25 minutos, às vezes leva uns 2 minutos a menos, depende do seu forno, porque pode levar 2 minutos a mais também.
          Em forno de lastro seco leva 20 minutos a 220 graus para ficar pronto, e é aqui que tem melhor "visual", uma vez que podem ser feitos cortes na superficie e assim abrem-se umas belissimas "pestanas", e que dificilmente vão ser conseguidas no forno de casa.
          Como vimos, é muito fácil de se fazer. Fica delicioso, muito macio e perfeito inclusive no acompanhamento de um prato de pasta com molho branco e frutos do mar.
          Bon appètit !!!!!