quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

MOUSSE DE CHOCOLATE

 

Uma sobremesa para agradar gregos e baianos. Fácil de fazer, fantástica de degustar, ótima na finalização de qualquer almoço ou jantar.
INGREDIENTES
250 gr. de chocolate meio-amargo
5 ovos grandes frescos, bem frios
30 gr. de manteiga sem sal
30 gr. de açúcar refinado
80 ml. de água mineral gelada (pode substituir por café forte, cognac de qualidade ou brandy)
PREPARO
Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve, até formar picos firmes. Enquanto isso, coloque o chocolate, a água e a manteiga para derreter em banho-maria. Atenção para a água não ultrapassar os 50 graus C. porque corre-se o risco de queimar o chocolate.
Bata por alguns segundos as gemas e o açúcar, sem deixar de mexer o mix de chocolate.  Quando o creme do chocolate estiver bem liso (homogêneo), tire do fogo e misture o creme das gemas e açúcar aos poucos. Bata bem, até homogeneizar perfeitamente.
Misture este creme grosso às claras em neve, de forma muito delicada, sem bater, apenas misturar, de baixo para cima, para que não desmanchem (devem conservar o aereado conseguido no batimento)
Despeje numa taça grande e enfeite, ou em taças individuais, e leve à geladeira por no mínimo 4 horas, para adquirir a consistência ideal da mousse.
Bon apètit !!!

CRÊPPE DE SORVETE E CALDA QUENTE DE MORANGOS

INGREDIENTES
1 xic. de leite tipo A
100 gr. de manteiga sem sal
1 xic. de farinha de trigo
2 ovos grandes frescos
1/2 xic. de água mineral
1,5 xic. de açúcar refinado
60 ml. de vinho do Porto Tauny
25 morangos graúdos lavados 
1 lt. de sorvete de creme ou baunilha
PREPARO
          Derreter a manteiga em banho-maria. Assim que estiver liquida, retire e deixe esfriar. Coloque a farinha, o leite e os ovos no liquidificador. Bata até homogeneizar, acrescente a manteiga. Bata até homogeneizar. Despeje num recipiente fundo.
          Lave os morangos, tire os cabinhos e corte ao meio, no comprimento.
          Faça a calda: cozinhe a água e o açúcar numa panela de fundo grosso, em fogo alto, mexendo sempre. Quando a mistura ferver, vai subir, então baixe o fogo e comece a mexer, uns 5 minutos, ou até formar um xarope transparente. Desligue.
           Espere 1 minuto. Coloque os morangos nessa calda. Acrescente o vinho do Porto e mexa.
          Faça os crêppes: use uma panquequeira ou uma frigideira com teflon. Na frigideira, os crêppes ficam mais firmes, na panquequeira mais finos e delicados. Certamente vá errar uns 3 ou 4, tudo bem, o proximo melhora. Em fogo médio, faça uns 4 crêppes de cada vez.
          Montagem: Coloque uma fila de sorvete no centro de cada crêppe e enrole. Despeje a calda quente por cima e sirva, já!!! porque o sorvete começa a derreter rapidinho.
          Bon apètit...

DRINK HOT POLINESSIA

          É um drink para ser apreciado em companhia de frutos do mar na brasa, algo assim como camarões pistola assados servidos ao molho bbq, ou centolha ao alho-poró, cauda de lagosta (assada na casca) com balsámico de Modena (escolha aquele ao endro), ou peixe com bons teores de gordura.
INGREDIENTES
     4 doses de vodka ("S" black)
     2 doses de rum ("B" gold)
     8 doses de suco de abacaxi feito na hora (não adicione água)
     1 dose de licor de amande-douce ("F")
     1/2 dose de suco de limão siciliano espremido na hora
     4 shots de tabasco (o da tampinha vermelha)
     1/2 colher (café) de pimenta cayena
      pitada de curry
PREPARO
          Coloque todos os ingredientes - menos o curry - na cocktelera com 6 cubos de gelo de água mineral. Shake shake umas 10 vezes (para evitar que fique aguado, o gelo apenas deve esfriar o drink, nunca a água fazer parte dele). Sirva em copo collins (300 ml.) gelado e polvilhe curry no ato de servir.
          Não tenho dúvidas que vá ser muito bem apreciado e harmonizado com os acompanhamentos indicados no começo.
          Chin chin...