domingo, 29 de janeiro de 2012

HIGIENE NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

          A higiene na manipulação indica para o controle da saúde dos funcionários, bons hábitos de higiene pessoal e nas Boas Práticas (ANVISA) de manipulação alimentar.
          Higiene Pessoal
          Asseio e estética pessoal, uniforme, técnicas corretas de higienização das mãos, de utilização de luvas e máscara e da higiene operacional, hábitos e costumes
          Asseio e estética indica para fazer a barba diariamente, mesmo que as vezes não pareça necessário; tomar no mínimo três banhos durante o expediente, antes, durante e depois das paradas para descanso e retomada; escovar os dentes depois de qualquer refeição durante o expediente e fora dele; não utilizar maquiagem, perfume e enfeites.
          Os cabelos devem sempre estar limpos e protegidos por redes de cabelo apropriadas ou toucas.
          O uniforme, deve ser utilizado quando em serviço, dentro do estabelecimento, devendo ser de cores claras para ser identificada qualquer variação correspondente a sujidades e falta de higiene a qualquer momento, não pode ter bolsos ou botão na parte superior, inclusive porque o bolso do uniforme certamente vá acarretar inconvenientes, porque comumente colocaremos alguma coisa dentro dele, e no simples ato de nos inclinar-mos sobre uma panela, num restaurante, ou num tacho de batimento numa sorveteria, pode cair o conteúdo dentro, e vir a fazer parte do alimento (?), são os chamados "componentes indesejáveis" e passíveis de processos e multas ao estabelecimento; os sapatos devem ter solado antiderrapante, serem fechados, adequados às funções (manipulação de alimentos) e usar meias.
          Quando ferimentos forem constatados, o ideal é cobrí-los com curativos apropriados após a perfeita higienização e protegidos com luvas ou dedeiras.
          As mãos, sempre elas, devem ter as unhas cortadas, limpas, sem utilização de esmaltes, sem utilização de anéis, correntes, pulseiras, relógios ou similares e claro, lavadas e higienizadas após a utilização dos sanitários, após fumar, antes de manipular elementos diferentes (frango, folhas, carnes, peixes, frutas, hortalizas, etc.), depois de tocar em quaisquer sujidades, dinheiro, etc.
          Higienização das caixas de água. Quando for instalada, logo que for detectado qualquer acidente que possa ter provocado alguma contaminação, e a cada 3 meses. Não deveremos esquecer que normas e técnicas devem ser observadas conforme o fornecedor (pode ser do estado ou do municipio)
          Em outros posts continuaremos com estas indicações, da mesma forma como já foram publicados anteriormente.
         

DRINKS: NOVO CURSO PROFISSIONALIZANTE

 
Em fevereiro começa um novo curso de preparo de drinks profissionais direcionado para iniciantes.
          * Como preparar drinks especiais e bebidas com café
          * Componentes: Bases, Agentes Modificadores, Elementos de Sabor
          * Cocktails Montados, Batidos e Mexidos
          * Componentes de um bar completo
          * Terminologias utilizadas no preparo e serviço de bebidas
          * Taças e Copos perfeitos, utilizados no preparo e apresentação de cada drink
          * Cervejas: Caracteristicas de cada tipo, formas de apreciação
          * Vinhos: Regiões produtoras e caracteristicas típicas
          * Crie e prepare seu personal-drink
O curso é apostilado e tem Certificado de Conclusão por Richard W. Robert, Restaurant & Cia.
Inscrição e Contato: restaurantecia@hotmail.com, (11)3462.9896