domingo, 13 de abril de 2014

CRÊPE - FRANCESA E URUGUAIA

                                                                                                           Foto Rep
          A origem das crepes é creditada a região da Bretanha, no oeste da França. A primeira receita que se tem noticia, foi encontrada por volta do ano de 1.390 em um livro chamado Manger de Paris - Comida Parisiénne. É tido como uma preparação rural, mas frequenta com desenvoltura mesas muito sofisticadas. 
          Atualmente as encontramos servidas e preparadas nas mais diversas formas, com produtos exóticos, raros, salgados, doces, simples, recheados, abertos, enrolados, empilhados, na forma de entrada ou sobremesa. Apesar do requinte apresentado nos recheios, apresentações e coberturas, as crepes mantêm desde a Idade Média a mesma forma simples e rapida de preparo.
          "Manger des crêpes à la Chandeleur, apporte une année de bonheur" indica um ditado francês que traduzido significa que comer crêpes no dia de Chandeleur, em 2 de fevereiro, data em que se comemora esta delicia inventada pelo povo bretão, traz sorte para o ano inteiro.
         Simbolo de riqueza, luxo, exuberância e abund}ancia, as crêpes francesas compõem um capitulo à parte no universo gastronômico francês.
         Mas ... sempre tem um mas ... Tem diversas lendas e interpretações a respeito da origem das crêpes, que indicam que os primeiros registros foram feitos no Século I pelo gastrônomo romano Apicius. Cozidas no ferro quente, iam à mesa recheadas com mel e pimenta.
          Os italianos juram que a especialidade nasceu no Século V, quando peregrinos franceses, movidos pela fé, chegaram a Roma para a Festa della Canderola. O Papa Gelasio, vendo-os famintos, mandou abastecer a cozinha do palácio pontifício com ovos, farinha e leite a vontade. Então... ali e ao acaso as crêpes teriam nascido e depois levados à França pelos peregrinos.
          Assim teria originado o nome, do francês crêpe, ou crespo, referindo-se à textura da massa após a passagem pela chapa untada com manteiga.
          Originalmente feitos sobre chapas de metal, a receita doce combinava farinha de trigo integral, ovos, leite, água, açúcar e baunilha, enquanto a salgada, chamada de galette, levava apenas trigo sarraceno, água e sal.
                                                                                                               Foto Rep
          Mas tambem os franceses tem suas versões ...
          Existem superstições engraçadas que animam as noites frias em que costumavam servi-las. Uma delas, o hábito de levar cada convidado a preparar a sua crêpe, formulando um desejo antes de jogá-la para o alto. Se cair aberto e do lado certo, o desejo seria imediatamente atendido. Caso contrario, o pedido só poderia ser refeito no proximo inverno.
         Estas superstições tem origem na Idade Média. Em muitas regiões, os camponeses tinham o costume de deixar uma crêpe aberta na cozinha para atrair sorte e afastar o fantasma da fome. É que as crêpes, pelo seu formato e cor, lembravam as moedas de ouro usadas na época, os famosos "Luises", em referencia direta aos vários reis com esse nome que a França teve. Não tendo um Luis real, tinham a crêpe.
          É possível também que esta relação esteja ligada as tradições dos camponeses normandos. Durante uma das festas comemoradas pela igreja francesa, os camponeses se apresentavam diante do senhores feudais com um timbale. Dentro, levavam uma moeda de prata e uma crêpe. Um deles, escolhido ao acaso, era encarregado de fazer soltar a crêpe. Se caísse aberto dentro do timbale, os camponeses eram beneficiados com a redução dos impostos sobre a colheita. Daí a conotação de sorte atravessou os tempos ...

                                                                                                         Foto Rep
Ingredientes - massa salgada francesa

2 lt. leite integral
2,3 kg. farinha de trigo sarraceno
600 ml. ovos - equivalente a 10 ovos
5 gr. sal marinho
700 gr. manteiga clarificada s/sal

Ingredientes - massa doce francesa
2 lt. leite integral
2,4 kg. farinha de trigo "00" branca 
600 ml. ovos - equivalente a 10 ovos
5 gr. sal marinho
150 gr. mel de abelhas
700 gr. manteiga clarificada s/sal

Preparo
Bater todos os ingredientes menos a manteiga ate homogeneizar. 
Adicionar a manteiga amolecida. Bater ate homogeneizar. Isto dá o brilho à massa.
Espalhar finamente numa chapa redonda quente ou sobre uma frigideira untada, cozinhar ate dourar e virar com espatula ou "jogar" (se tiver habilidade ou pratica suficiente)

Recheio
Doces - Pode ser recheada com Nutella, doce de leite, geleias, ganache de chocolate, frutas, mel, chocolate com nozes picadas, compota de maçã, de pêssego ou conforme seu gosto.
Salgadas - Mascarpone, cream-cheese temperado, catupiry, cottage, champignon, folhas verdes, aspargos, presunto ... ate o limite da sua imaginação ...

Variação à uruguaia
Ingredientes                                                   Foto Rep
400 gr. queijo cottage
4 ovos - claras e gemas separadas 
150 gr. farinha de trigo 00
50 gr. açúcar refinado
70 gr. mel de abelhas
2 ml. essência de baunilha

Preparo
Bater todos os ingredientes menos as claras ate homogeneizar.
Acrescentar gentilmente as claras em neve, para não perder o areamento.
Levar a uma chapa redonda quente ou frigideira untada ate dourar e continuar os mesmos procedimentos da massa francesa indicada anteriormente

Recheio
400 gr. morangos
100 gr. açúcar refinado
100 ml. suco de laranja
raspas da casca de 1 laranja
150 ml. aceto balsâmico de Modena 
10 gr. amido de milho

Preparo
Leve ao fogo o suco de laranja, o açúcar e o amido de milho. Assim que ferver, desligue.
Deixe amornar a 40°C. Acrescente os morangos fatiados, o aceto balsâmico e as raspas de casca da laranja. Deixe esfriar.
Coloque este recheio conforme sua preferência, morno ou frio, enrole e sirva com uma bola de sorvete.
Buen provecho !!!!!