sábado, 21 de abril de 2012

VINHOS VERDES DE PORTUGAL

          Todos os dias são de aprendizado. Ontem, 20/04/12 não foi diferente. O editor de vinhos da Revista Adega, Eduardo Milan, em parceria com o Senac, Vinho Verde e Vinhos de Portugal, deram uma enorme contribuição no meu caminho (e no de muitos outros que participaram da degustação) rumo a excelência no consumo e harmonização de vinhos.
          A foto ficou meio estranha com as luzes do data-show no rosto, (da esq. a dir., o mestre padeiro do Senac, a coordenadora do Senac, o sommelier Eduardo Milan, o maître do Senac, eu e a assistente da CVRVV) mas foi um encontro de apreciadores, sommeliers e convidados para serem "provados e avaliados" 6 vinhos verdes provenientes da região demarcada como DOC pela CVRVV, Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
         Após uma palestra informativa (muito informativa devo acrescentar, pelo elevado conhecimento do sommelier no referente a castas, metodologias de produção e apresentação, etc.) foram oferecidos a apreciação os rótulos Condes de Barcelos, Vale de Cambra, Quinta de Santa Cristina, Quinta de Pigarra, Quinta de Carapeços e Estreia, todos e inacreditável leveza, frescor e finais perfeitos.
          Acredito que vocês vão conseguir informações perfeitas a respeito destes vinhos, se acessarem o site www.vinhoverde.pt, ou as solicitarem pelo e-mail info@vinhoverde.pt
          Agradeço a atenção, e como sempre quando em boa ocasião: Chin chin !!!!!!

CHOCOLATE NOVO - GOSTEI !!!!!












          Faz 15 dias estou trabalhando com um chocolate novo no mercado, carregando uma marca de responsabilidade e fazendo jus a ela.
          Realmente estou à procura de defeitos de "novato". Fiz uma série de testes de temperatura, produção, maleabilidade, misturas, glaceados, textura e outros referentes à qualidade final de produto; e estou decepcionado. NÃO CONSEGUI ENCONTRAR NADA DE ERRADO !!!!!
          Nesta próxima semana vou postar as fotos de produtos finais para serem apreciados, tanto pelo comercio quanto pelo consumidor final. Acredito que seja um chocolate que chegou para "incomodar" tradicionais nacionais e em algumas produções, até importados.
          É de uma textura muito homogênea, constante, muito equilibrado nos aromas e sabores clássicos, tem uma boa concentração de sólidos tipicos, muito próximo de alguns dos chocolates importados de regiões "classudas", muito fácil de ser temperado, manipulado e dificilmente vão ser cometidos erros que comumente a gente costuma incorrer quando manipula um chocolate com estes teores de cacau, acredito porque na sua composição não entra a gordura vegetal hidrogenada, en seu lugar foi colocada a manteiga do cacau. Significa: chocolate honesto.
         Aguardem novidades. Tive que refazer umas formulações em que são utilizados chocolates tradicionais, modifica um pouco a forma de manipulação e acréscimo de outros ingredientes em função da boa qualidade do produto (manteiga de cacau no lugar da gordura vegetal hidrogenada) e tem um bom percentual do liquor do cacau, o que indica para a vontade de ganhar espaço através do oferecimento de um produto de qualidade.
          Não gosto de elogiar primeiras "levas" de produtos, e dar minha "cara a tapa", meu nome está no meio gastronômico há bom tempo, mas desta vez vou arriscar com certeza.
          CHOCOLATE BOM !!!!! Me siga nos próximos posts, teremos novidades, novos produtos, outros tradicionais preparados com este chocolate Cargill e tenho a certeza de agradar gregos e baianos no preparo de suas formulações com ele.