sábado, 24 de dezembro de 2011

CAMARÃO À PEQUIM


          Um prato rápido, fácil, mas que vai requerer alguma habilidade do candidato à chef. Inclusive é um prato para ser degustado na hora do preparo, para evitar que a crocância dos ingredientes vire borracha. Deve ser utilizada uma panela wok, que vá lhe proporcionar um manejo adequado no refogado e dourado e simultaneamente uma frigideira comum para os camarões.
          O arroz é aconselhável ser preparado antes, para evitar desastres muito possíveis (comigo aconteceram varias e indeterminadas vezes antes de acertar).
INGREDIENTES - 4 pessoas
1 kg. de camarões graúdos (aproximadamente uns 20 camarões)
2 xic. de cogumelos frescos picados em 4 (utilizei cogumelo Paris)
1 xic. de broto de feijão
1 dente de alho em brunoise (tire o talinho verde do meio, que dá cheiro forte)
1/2 xic. de salsão em julienne
2 colh. (sopa) de coentro ou salsinha picados
2 colh. (sopa) de molho de ostras
2 colh. (sopa) de gengibre em finas lascas (não rale porque solta água)
1 colh. (sopa) de cebolinha picada em anéis
suco de 1 limão
1 colh. (sopa) de shoyu
1 colh. (sopa) de maizena
1 xic. de saquê (pode ser vinho branco seco também)
1 colh. (sopa) de óleo de gergelim
Para o arroz
1 colh. (sopa) de cebola em brunoise
2 colh. (sopa) de azeite puro
2 xic. de arroz agulhinha
4 xic. de água
PREPARO
Lave o arroz, deixe secar. Pique o gengibre, o coentro (ou salsinha), os cogumelos, a cebola, a cebolinha e o alho. Limpe e lave os camarões (tire a cabeça, rabo e a tripinha preta) e o broto de feijão. Coloque os camarões de molho no suco do limão. Dissolva a maizena no saquê (ou vinho branco).
Faça o arroz. Refogue a cebola até ficar transparente. Coloque o arroz e deixe fritar por uns 2 minutos. Acrescente a água fervente, sal e coloque a tampa (deixe a panela mal tampada)  Assim que formar uns furinhos no arroz abaixe o fogo e deixe cozinhar em fogo muito baixo uns 8 minutos. Aí já deve estar soltinho e pronto.
Escorra os camarões numa peneira. Aqueça um pouco de óleo numa frigideira grande de fundo grosso. Frite rápidamente a metade dos camarões por 1 minuto de cada lado, até ficarem curvados e dourados, mas não totalmente enrolados. Vá tirando um a um, assim que ficarem prontos.
Quando começar a colocar a outra metade dos camarões, ligue a outra boca do fogão e aqueça um pouco de óleo na panela wok. Coloque para fritar os cogumelos, o broto de feijão, a cebolinha e o salsão. Enquanto isso, vire os camarões.
Neste ponto os legumes soltarão um pouco de água, e em uns 2 minutos devem secar. Então, hora de acrescentar a maizena dissolvida no saquê (ou vinho) e o alho picado.  Mexa vigorosamente. A mistura vá engrossar rápidamente. Depois de uns 2 minutos, desligue o fogo e adicione o molho de ostras, o shoyu e o coentro (ou salsinha).
Jogue metade dos camarões nessa mistura e mexa bem. Despeje numa travessa, enfeite com a outra metade dos camarões e sirva com o arroz
 Bon apètit...