sexta-feira, 23 de setembro de 2011

HIGIENE EM AMBIENTES PROFISSIONAIS (1)

CÍRCULO DE SINNER

O objetivo das técnicas profissionais de limpeza e higienização, é higienizar o máximo possível, no menor tempo possível e com custos menores, com o maior conforto ao usuário e o mínimo de danos ao meio ambiente.
Higienização requer quatro fatores básicos, que conformam o chamado Circulo de Sinner: Ação química, Ação mecânica, Temperatura e Tempo.
Conforme a superfície e sujidades a serem limpas, o grau de higiene e os meios à disposição, serão empregadas distintas combinações destes fatores.
A utilização de produtos e técnicas modernas de limpeza é possível melhorar o grau da higienização, conseguindo reducir o tempo sem incidir na elevação dos custos, nem nos recursos da ação quimica, mecânica ou da temperatura.
Estes são fatores variáveis. A diminuição de um deles, acarretará na compensação por parte de um ou varios dos restantes, com a finalidade de manter a boa qualidade final. Aqui é que são representados pelo Círculo de Sinner.
Cada superfície, cada mancha, requer a utilização perfeita destes fatores, e chegamos então ao resultado da vital importância na higienização profissional moderna, proveniente do profundo conhecimento destes fatores para eliminar de forma correta, no menor tempo possível e sem danos às superfícies.


Ação Mecânica: 
Efetua-se pelo débito de água, velocidade do equipamento, força de escovas e desgaste. É o feitio físico da eliminação das sujidades. Dependendo do tipo de superfície, pode ser manual ou mecânica. Por exemplo: o movimento da mão com uma flanela, retirando a poeira de um móvel, ou o movimento das escovas de uma maquina politriz.
O uso de aparelhos de limpeza, a cada dia mais aplicado, nos obriga ao perfeito conhecimento, uma vez que uma utilização incorreta pode contribuir com a aceleração do processo de deterioração das superfícies.
Ação Química:
Está ligada ao produto de limpeza. Se trata dos produtos que utilizaremos em cada operação específica. Este é o fator básico e essencial em quase todas as operações de limpeza e higienização.
Se em cada caso, a ação química é a adequada e eficaz, nos permitirá reduzir os outros fatores. É fundamental escolher o produto que melhor se adapte à tarefa que vamos a realizar e ao tipo de sujidades que deveremos eliminar.
Sempre levaremos em consideração o tipo de operação (limpeza, higienização, manutenção) e o equipamento ou aparelhos a serem utilizados.
É tambem de alta importância a utilização correta dos produtos, respeitando de forma rigorosa as normas de segurança e dosificação que estabelece cada um deles. Deste modo conseguiremos nosso objetivo: eliminar as sujidades e a manutenção das superfícies em perfeito estado.
Os produtos devem ter como finalidade remover sujidades, da mesma forma que respeitar e não prejudicar o homem/meio-ambiente e seu entorno.
Tempo:
Indicamos que quanto maior for o tempo de aplicação, maior a eficácia da ação. Este fator está relacionado diretamente com o tipo de produto e o equipamento que utilizaremos. O equipamento de limpeza está projetado para agir rápidamente, reduzindo os tempos de ação do produto.
As reações químicas necessitam de um certo tempo para cumprir sua função de forma satisfatória. Por este motivo, é de extrema importância utilizar produtos mais específicos para cada tipo de higienização/limpeza e maquinário.
Temperatura:
Geralmente uma boa limpeza/higienização é realizada com água quente. Ela facilita a eliminação de sujidades de origem grasso e geralmente facilita as ações de limpeza, mesmo assim existem produtos, materiais e maquinários que não suportam altas temperaturas.
De todos modos este factor é muito ralativo e é determinado pela facilidade e/ou dificuldade da obtenção da água quente. Fontes, distâncias, métodos, distribuição.

TÉCNICAS
1 - Um dos métodos utilizados no tratamento de pavimentos
a) Decapagem - Consiste na retirada, em função do tipo de solo e sujidade ou as antigas camadas, por exemplo, de cera. Utiliza-se um produto decapante com equipamentos ou de forma manual.
b) Proteção - Para proteger o solo e facilitar a sua manutenção, aplica-se um produto de base cera.
c) Manutenção - Para o prolongamento do brilho da cera, em áreas de pouco trâfego, utiliza-se um produto de limpeza ou cera aplicada com vassoura de franjas. Em áreas de trâfego intenso, aplica-se o método em spray com a ajuda de uma rotativa.

2 - Método de Desinfecção, Higiene e Limpeza
Para desinfetar uma superfície é necessário um desengorduramento prévio, uma superfície assim limpa, permite ao elemento desinfetante uma rápida e eficaz ação sem a interferência de qualquer outra substância.
Etapas
a) Retirada das sujidades maiores da superfície
b) Pulverização da superfície com a ajuda de um desengordurante
c) Enxaguar com água
d) Pulverização ou aplicação da solução desinfetante
e) Deixar agir de 5 a 10 minutos
f) Enxaguar com água
g) Deixar secar

Desinfecção
É uma operação com resultado imediato, que permite eliminar ou tornar inativos os microorganismos indesejáveis (vírus, bactérias, fungos, etc.) que se encontram sobre os meios inertes contaminados.
O resultado desta operação é limitado aos microorganismos presentes no momento em que a mesma for realizada. A operação responde a normas. A cada norma corresponde um produto específico para combater um microorganismo específico. Poderemos realizar várias operações de forma concomitante.

Para obtermos uma Limpeza/Higienização eficaz, sempre deveremos nos guiar pelo Círculo de Sinner.