quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Semana Mesa São Paulo - Prazeres da Mesa - Senac

          Durante os dias 3, 4 e 5 de Novembro de 2014, teve lugar o Congresso Semana Mesa São Paulo, com a presença dos maiores expoentes da gastronomia internacional.
         Mais uma vez sucesso absoluto de participantes e qualidade de apresentações marcaram o evento como um dos principais do continente. Ciceroneados por Georges Schnyder, Diretor da Prazeres da Mesa, os participantes apresentaram o que poderia ser o começo de uma nova atitude no setor. Palestras, workshops, novos produtos, insumos, técnicas e demonstrações deram o tom a um evento que ano a ano tem se transformado num ícone. 

         Neste ano tivemos, entre outros, a presença do G11, um grupo de experts à procura de melhores condições em todos os níveis de produção, distribuição, consumo e conhecimento.
          Como todos os anos, o Congresso foi diferenciado por categorias. Mesa Tendências, realizado no auditório principal, lotou nos três dias do evento com palestras praticas de Jefferson Rueda, André Mifano, Alex Atala, Joan Roca que também fez o lançamento do livro "El Celler de Can Roca" pela Editora Senac, Yukio Hattori, Claudemir Barros, Thiago Castanho, Roberta Sudbrack, Claude e Thomas Troisgros, entre muitas estrelas da gastronomia internacional.   

 Yukio Hattori, na palestra "Pequeno Produtor: Pilar da Cultura Alimentar Japonesa

          Tivemos o Mesa ao Vivo com três dias de palestras, demonstrações e workshops em todo o Campus do Senac Santo Amaro, onde apreciamos entre muitos outros, Morena Leite, Eudes Assis, Bertrand Basquet, Don Fabricio, Janaina Rueda, Marcos Livi, o Mestre queijeiro Renato Brancaleoni apresentando o trabalho de afinação e maturação de laticínios que desenvolve na Fossa dell´Abbondanza, uma tradicional casa de envelhecimento de queijos.

Ferran Adriá num momento da sua palestra

           O G11 esteve representado no evento por Joxe Mari Aizega, Diretor do Centro de Culinária Basca, Alex Atala do D.O.M., Ferran Adriá da Fundación elBuli, Espanha, Joan Roca de El Celer de Can Roca, Espanha, Yukio Hattori, da Escola Hattori, Japão, Enrique Oliveira do México, Michel Bras da França, Rodolfo Guzman do Chile e Gastón Acurio do Peru, que apresentaram reflexões e conclusões após a reunião anual do grupo. 
          
Wanderson Medeiros, Jose Roberto da Fonseca e Rita Paula apresentando os resultados do projeto da pimenta-rosa em Alagoas

           Se fizeram presentes representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário com a temática "Como aproximar a Vigilância Sanitária das necessidades do produtor rural", onde diversos chefs discorreram sobre o cenário das relações sanitárias com os produtores, quais as possibilidades para o futuro.
Gaston Acúrio do Perú, na sua apresentação

           O Melhor das Cidades, destinado aos melhores endereços da cidade, foi apresentado durante os três dias do Congresso e divido em três categorias.  Restaurantes apresentando comidas clássicas de seus cardápios, os bares, cafeterias, rotisserias e outros mostrando seus produtos mais marcantes e os banqueteiros disponibilizando os mais requisitados quitutes da cidade.
Michel Bras e Morena Leite momentos antes da participação no Congresso

         Presenciamos a primeira premiação do queijo artesanal brasileiro, numa iniciativa da Mercearia Mestre Queijeiro de SP em parceria com o Movimento Slow Food. Entre as características solicitadas aos laticinios, encontram-se a exigência de produção total no Brasil, utilização de no minimo 80% de leite do produtor, entre outros.
A plateia recebe bexigas com biscoitos durante a palestra de Gabriel Vidolin

         Com o avento dos food-trucks, uma parte da praça externa, foi escolhida para apresentar esta nova opção de alimentação na cidade. A cada dia um novo grupo de empresários se fez presente para deleite dos participantes do Congresso, num espaço que foi nomeado como Farofa.
Chef Don Fabrizio, durante sua apresentação no Mesa ao Vivo

          Em função do evento, três renomados endereços da cidade receberam Jantares Magnos, apresentados por Chefs de reconhecimento nacional com produções requintadas e únicas, no "Mesa na Cidade"
          Joan Roca, do El Celler de Can Roca, e o lançamento do livro "El Celler de Can Roca"

          Ferran Adriá num momento de extrema atenção no Congresso Semana Mesa São Paulo


           Conexão Essencial: O Produtor Familiar e a Cozinha, cartaz de "chamada" do maior evento da gastronomia continental


          Ivan Taffarel e Alex Atala numa das participações do Chef, ao lado do fornecedor de frutos do mar, onde apresentou as riquezas que existem no mar e suas utilizações no dia a dia nos seus restaurantes D.O.M. e Dalta e Dito


          O G11 no palco, discutindo o futuro da gastronomia internacional e seus reflexos 


           Jefferson Rueda, nascido no interior de São Paulo, e o tema apresentado "Com quantas penas se salva um prato nacional" tradicional do que ele denomina como cozinha italo-caipira


           Claude e Thomas Troisgros em uma abordagem da produção de cogumelos na Serra dos Orgãos numa apresentação nomeada como Shitake Happens"

          Durante a semana vou abordar diversos temas apresentados no Congresso, esta é apenas uma introdução aos acontecimentos. Espero vocês por aqui. Abração !!!!!