segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Souflé de queijos


INGREDIENTES
250 gr. queijo frescal amassado
100 gr. queijo parmesão ralado
150 gr. queijo gouda ralado
50 gr. queijo parmesão ralado grosso (cobertura)
2,5 gr. salsa areia - corresponde a 1 colher de sopa
75 gr. farinha de trigo
750 ml. leite integral
5 gemas
8 claras em neve
noz moscada q.b
sal q.b
pimenta biquinho picada na faca q.b


PREPARO
Leve ao fogo o leite, a farinha, as gemas, que devem ser adicionadas uma a uma, o sal, a noz moscada e mexa até engrossar,
Acrescente os queijos, a pimenta picada e a salsinha.
Junte as claras em neve delicadamente, em movimento envolvente de baixo para cima, para não perder o arejamento conseguido no batimento. Inclusive pode colocar uma pitada de sal para dar consistência,
Coloque em formas de souflé, ramequin, untadas levemente com manteiga, polvilhe o parmesão ralado grosso  e leve ao forno ate dourar.

** Por ter sempre grande diferença entre os fornos e a reação que o calor vá causar nos queijos, incide também a qualidade dos queijos utilizados. O resultado depende sempre do "olho" e do conhecimento que vc tem do seu forno. Eu costumo colocar a 180°C, forno de lastro por 18 minutos e depois mais 1 minuto com calor apenas na parte superior do forno para terminar de gratinar o parmesão da cobertura.

O vinho nas taças harmoniza excepcionalmente com este souflé, é um rosé Berne Romance Côtes-de-Provence 2013, de grande frescura, clássico e moderno da mais tradicional região produtora de rosés, a Provence. Acredito que seja um vinho sofisticado e acessível, com aromas delicados de frutas vermelhas e pétalas de rosas, baixa acidez e teor ideal de doçura no paladar, sem aquele "amarguinho" final em muitos rosés.

Bon appétit !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário