terça-feira, 9 de julho de 2013

Casa Flora & Porto a Porto - Vinhos e Harmonizações


          A convite da Casa Flora e da Porto a Porto, tive a satisfação de degustar mais de 70 vinhos provenientes de 12 países, incluindo o Novo Mundo e as tradicionais regiões produtoras, onde compareceram espumantes, brancos, tintos e os clássicos fortificados. Fomos apresentados a uma bela diversidade de blends, apresentações, aromas e sabores em cores inebriantes.
          As duas casas com um amplo leque de opções num portfólio de alta qualidade, propiciaram a degustação de grandes marcas, melhores produtos, num ambiente perfeito, o Hotel Unique (SP), onde a organização de Cristina Neves foi de uma excelência unica, ao nos presentear com uma sala de imprensa-degustação, o que facilitou nossas percepções, avaliação, contato com produtores e outros itens essenciais.
          Neste artigo vou apresentar os mais significativos, os que mais me impressionaram. Impossível mencionar todos que degustei e classifiquei por uma questão de critério de avaliação pratica. Muitos vinhos, Muita qualidade. Muita variedade. Todos os vinhos apresentados são resultado de uma seleção muito rigorosa entre os mais de 1.000 rótulos que compõem os portfólios das importadoras.

Cadus Brut Nature da Nieto Senetiner, fruto de inacreditável evolução e técnicas de manejo, desde o plantio ao blend, Pinot Noir e Malbec (mais um segredinho de adição de um destilado de uma das uvas base) que concedeu uma cor de salmón chileno, brilhante, apresentando-se cheio na boca, de frescor e sensações plenas, para ser facilmente harmonizado com frutos do mar grelhados ao rosmarino.
Gramona, Cava Brut Gran Reserva 2001 Celler Batlle, originaria do coração de Penedes, combinação da essência do Mediterrâneo e da cordilheira de Montserrat, que impressionou pelo seu frescor, complexidade e luminosidade, lembrei da Pavlova no instante de levar ao nariz, exala aquele aroma do suspiro assando em fogo baixo. Inacreditável corte da Xarel-lo com Macabeo, com 8 anos de garrafa. Pela personalidade apresentada, uma Cava para casar muito bem com uma cauda de lagosta grelhada com pimenta biquinho e calda de romã, e com uma sobremesa de amande-douce em calda de maracujá vermelho francês.
Champagne Deutz Rosé Brut 2006. Aromas de compota de pêssego e manga madura, finais de tabaco fino, macio e aveludado na boca, final extremamente longo, num perlage intenso, pétalas de rosa se equilibram ao paladar, poderoso e elegante.  Instigante, charmoso, fresco, perfumado, veludo dourado, brilhante. Inquestionável, imperdível, inacreditável ...
Perfeito com lagostins ao balsâmico di Modena, em zestes de casca de limão siciliano, forneado 6 minutos em cama de amoras e groselhas frescas ...
Um Lambrusco di Sorbara DOC Vecchia Modena Premium se apresentou maravilhoso ao nariz nas suas frutas vermelhas, num veludo rosé, elegância na hora que preenche a boca, equilíbrio em seus taninos e acidez, persistente e fugaz ao mesmo tempo, para fazer bela parceria com um folhado de figos e prosciutto speck, sobremesa para as carnes de caça grelhadas ou de ravioli de espinafre com nozes ao molho de ragu de lombo de porco, todos apreciados na companhia deste Vecchia Modena.
Nossa !!!! Um branco português da Filipa Pato, Nossa 2011, frutado e levemente herbáceo, fresco, tem um quê de avelãs assim que saem do forno, envolvente e de uma elegância impar na boca, complexo e de bom corpo, equilíbrio aromático, para harmonizar com um peixe de couro, perfeito para um pintado na brasa com geleia de amoras, mirtilos e limão siciliano, onde ressaltam aromas que clamam por um paladar supremo.
Greywacke Wild Sauvignon 2009 da Nova Zelândia surpreendeu pelo seu frescor, equilíbrio aromático, ricamente perfumado com predominância para uma parceria de pêssego e pera japonesa, com leve toque de amêndoas caramelizadas, que atinge o paladar num mix com coalhada com creme catalã na baunilha. Fantástico !!!
Bertani apresentou-se com um Amarone della Valpolicella Clássico 2003 DOC grená brilhante, elegante, frutas passas intensas e especiarias na boca, frutas vermelhas, notas de baunilha, quase licoroso, longo ao paladar, equilíbrio na acidez e notas tânicas, fruto do blend de Rondinella e Corvina Veronese, afinado durante 6 anos em barrica e mais 1 ano na garrafa. 
Tenuta Alzatura com o Sagrantino di Montefalco Uno 2005 DOCG, produzido com este varietal cultivado unicamente nas colinas de Montefalco, aos pés dos Apeninos, com temperaturas (frio ou calor) bem diferenciadas e brisas frescas à noite. Extremamente elegante, de presença indiscutível, tânico, profundo e esplendoroso, para ser apreciado em conjunto a carnes vermelhas grelhadas alla salsa di melograno
A Bodega Montes Toscanini do Uruguai nos brindou com um clássico Gran Tannat Premium Harvest 2008, não filtrado, encorpado, elegante e potente, um verdadeiro puro sangue num rubi perfeito, com taninos estruturados e final intenso, muito envolvente em notas de frutas vermelhas, café, baunilha e chocolate, e que pede sem duvidas um cordeiro grelhado aos aromas de alecrim e chimichurri, carnes vermelhas mal passadas na grelha, massas italianas recheadas consistentes ou carnes de caça.
Austrália e seu famoso St. Hugo da Jacob´s Creek, um Cabernet Sauvignon 2008 Coonawarra, garrafas numeradas que denotam produção controlada, de cor rubi profundo para um vinho potente e perfumado, aromático ao extremo, blackberries e chocolate com pimentas tostadas, boca cheia dos sabores característicos de um terroir cultuado e reverenciado, para harmonizar com carnes de caça, javali do mato ou file de avestruz ao endro
Da Itália um clássico, Barolo Nei Cannubi 2006 DOCG, da Podere Luigi Einaudi. Uvas Nebbiolo concedem intensidade, elegância e taninos na medida certa. É encorpado e instigante, características de um terror único, Comune di Barolo, Cannubi, apresenta exuberantes frutas e especiarias, aveludado na boca e de final longo, para harmonizar com carnes vermelhas na pimenta biquinho, assado na brasa de lenha. Um vinho pronto para ser consumido ...


Apenas umas dicas de bons vinhos, boas harmonizações e prazer em degustar com vocês ...
Tin tin !!!1