quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PEIXE COM RATATOUILLE BEM SIMPLES

          Esses legumes que acompanham o peixe, são assados, é um tipo de preparação que recebe o nome de ratatouille, mas isso é apenas denominação complicada para designar uma preparação muito simples. 
          O ideal no peixe, é que seja fresco, de carne firme, tal como um badejo, mero ou congrio. Peixe é fácil de preparar, tire do gelo e leve ao fogo no menor tempo possivel. Garantia de qualidade é isso daí.
INGREDIENTES
4 postas grandes de peixe (acima)
1 xícara suco de limão siciliano (espremido na hora)
1/2 xícara de shoyu
120 gr. manteiga clarificada sem sal
2 colh. (sopa) salsinha picada
1 cebola média em brunoise
Acompanhamento:
2 batatas grandes
2 cebolas grandes
6 tomates grandes
100 ml. azeite extra virgem
50 ml. vinagre balsámico
Sal e pimenta a gosto
PREPARO
Pique em cubos grandes as batatas, tomates e cebolas do acompanhamento.  Coloque as batatas e as cebolas numa assadeira, regue com azeite e balsámico, sal, pimenta e coloque em forno médio por 45 minutos. Tome o cuidado de mexer a cada 15 minutos. Depois dos 45 minutos, acrescente os tomates e deixe mais 30 minutos.
Prepare as postas de peixe, refogue a cebola na manteiga até ficar transparente (uns 10 minutos em fogo baixo), junte o suco de limão e o shoyu, dê uma mexidinha e desligue. Seu molho já está pronto.
Nesse meio tempo, numa grelha antiaderente, pingue azeite, e coloque as postas do peixe escolhido. Deixe dourar uns 4 minutos de um lado e vire, outros 4 minutos do outro. Para saber o ponto, é simples, se estiver translúcido no meio é porque está ainda cru. Quando começa a desmanchar no garfo é o ponto perfeito, regue o molho, acrescente os legumes assados e bon apètit.