quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sherbet de limão e manjerição

O sherbet é um sorvete com uma pequena proporção de lácteos (leite ou creme) com um volume máximo de 2% de gorduras.
Pode ser servido inclusive como aperitivo ou como uma pré-sobremesa, entre um peixe e uma carne ou sobremesa propriamente indicada.
Ingredientes
Para o xarope/calda de limão:
8 limões sicilianos grandes
950 ml. de agua
400 gr. de açúcar
pele ralada de 2 limões - apenas o vidrado, aquele amarelinho sem a parte branca que amarga qualquer preparação -
Para o sherbet de limão e manjericão:
900 gr. de xarope/calda de limão
170 ml. de leite integral
100 ml. de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) rasas de manjericão liofilizado
Preparo
Colocar em uma panela de fundo grosso a água com o açúcar. Quando começar a ferver, abaixar o fogo e deixar em Simmer durante 12 minutos. Enquanto isso, ralar a pele de 1 limão e espremer o suco dos limões.
Quando o xarope/calda leve estiver pronto, deixar esfriar, misturar  com o suco dos limões e a pele ralada. Homogeneizar. Adicionar o leite, o creme de leite e o manjericão. Homogeneizar novamente.
Colocar em um recipiente com tampa hermética e levar ao freezer. A cada 30 minutos, retirar e misturar a parte já congelada com a que ainda está cremosa, operação a ser repetida por 6 vezes, ou até ser conseguida a textura desejada (cristais de gelo quase imperceptíveis, e cremosidade ideal)
Se tiver uma sorveteira, melhor ainda, é só colocar esta delicia na maquina e deixar completar o processo. Retire e coloque no freezer durante 2 horas.
Um sherbet necessita ser retirado do freezer uns 10 minutos antes de ser apreciado, uma vez que a ausência de emulsificantes, ligas e outros elementos deixam ele com aparência cristalizada. Desta forma, poderemos raspar com o auxilio de uma colher de bolear sorvetes e apreciar a plenitude do seu sabor e consisténcia.
O ideal é serví-lo numa taça de dry martini, margarita ou similar, com umas folhas de manjericão na borda e uma fina rodela de limão siciliano em flip, passada em sal negro do Himalaya.
A única dúvida que fica é se essa quantidade vai ser suficiente para uma única pessoa, ou se vá ser necessário preparar umas 5 ou 6 receitas para satisfazer a família.
Bon apètit !!

PUDIM DE MANDIOCA

 Esta receita é muito fácil e saborosa, acredito que, pela fusão de sabores, e inclusive nossos filhos pequenos podem fazer e aparecer - claro que com nossa supervisão -


Ingredientes
500 gr. mandioca amarela
50 gr. queijo parmesão (ralado na hora, usei um Grana Padano da Banca do Ramón no Mercadão)
1 pitada de sal
50 gr. manteiga (preferentemente clarificada)
1/2 pimenta dedo de moça
100 gr. açúcar
15 gr. gengibre (ralado na hora)


Preparo
Cozinhe a mandioca. Passe no pureteiro. Acrescente a manteiga, o queijo, a pimenta picadinha e sem sementes e o sal.
Coloque em forminhas e asse no forno combinado a 180 graus C. por 15 minutos a seco, ou forno lastro por 10 minutos.
Enquanto isso, faça a calda de açúcar e acrescente o gengibre, ralando-o no momento em que a calda estiver em ponto de fio grosso.
Retire o pudim do forno e regue generosamente a calda por cima. Aproveite e risque o prato (com o auxilio de uma bisnaga)

Serviço
Pode ser acompanhamento de uma grossa bisteca de porco na brasa, assada à cavalo (com uma fatia de manga ou figo fatiado)
Deguste com uma taça de vinho Cabernet Sauvignon com taninos leves (colheita 2004 ou 2006, Paralelo 31 - não é marca, é região) depois de "respirar" uns 25 minutos.
Bon apétit.
Créditos: Maritelma e Prof. Edi