quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PÃO ITALIANO


          Esta é uma formulação original de pão italiano regional, e vocês com certeza vão acertar a mão e fazer um grande e delicioso pão.
INGREDIENTES
1 kg. farinha de trigo especial (utilizei 5 Stagioni 00, outra farinha pode modificar a quantidade de líquidos)
150 ml. cerveja clara gelada
10 gr. fermento biológico instantáneo (FBI) ou 30 gr. fermento biológico fresco (FBF)
20 gr. sal marinho
600 gr. levain
400 ml. água mineral gelada
PREPARO
          Colocar na masseira a farinha, cerveja e água, bater em velocidade 1 por 5 minutos. Adicionar o levain e o fermento, continuar em velocidade 1 por mais 6 minutos. Acrescentar o sal (particularmente, eu dissolvo em 20 ml. de água) em velocidade 1 até completar os 5 minutos de masseira
          Cilindrar por 5 minutos em velocidade 2, ou ate dar o ponto de véu. Descansar 5 minutos coberto. Bolear 2 vezes com espaço de 10 minutos entre cada uma (tempo total 20 minutos). No último boleamento dar a forma desejada. Descansar coberto (sobre um pano enfarinhado) por 12 horas. Neste momento transferir, virado, para uma assadeira e deixar mais 60 minutos coberto.
          Atenção: vire o pão, a parte enfarinhada vai ficar para cima.
          Fazer os cortes com lámina de corte / bisturi conforme desejado. Se for dada a forma de filão, 3 cortes inclinados; se for redondo desenhar um quadrado, 4 cortes passando por cima um do outro. Pode escolher outros cortes, é claro.
          Assar em forno turbo com vapor a 190 graus C ou em forno de lastro a 210 graus C   
          Muitas vezes tenho borrifado cachaça de boa qualidade antes de fechar o forno (pré-aquecido), e tem dado belíssimos resultados na aparência. Experimente, quem sabe goste.
          Bon appetit !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário