quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

BOLO DE AMENDOIM - A VIDA SEM GLUTEN

          Se adaptar a uma dieta não é tarefa simples. Até os mais determinados, muitas vezes acabam desistindo de manter uma alimentação restrita, por não conseguir resistir aos prazeres da mesa.
          Imaginemos então, a dificuldade enfrentada pelos celíacos (pessoas com intolerância ao consumo de glúten). Devido a uma disfunção que promove a irritação na parede do intestino delgado, os celíacos precisam adaptar sua rotina alimentar e evitar alimentos muito comuns no nosso dia-a-dia.
          De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo do hospital Nove de Julho, Dr. Evandro Pinheiro, a intolerância ao glúten pode se desenvolver em qualquer momento da vida. "Trata-se de uma doença auto-imune, então o próprio organismo entra em desordem e começa a se agredir" exemplifica.
          Entre as delícias que devem ser evitadas, estão os pães, as pizzas, bolos e outros alimentos que contenham trigo, cevada, centeio, aveia e malte em sua composição.
          Com tantas restrições, o organismo fica órfão de alguns nutrientes, por isso é necessário encontrar alternativas para fazer a reposição. "As farinhas que não podem ser ingeridas devem ser substituídas por fécula de batata, farinha de milho, amido de milho, polvilho doce ou azedo, farinha ou creme de arroz, farinha de araruta, sagu ou fubá" indica o médico.
          Ele explica ainda que é preciso ter atenção a tudo o que se ingere. "É importante prestar atenção aos componentes de alimentos como achocolatados com malte, cerveja, vodka, catchup, maionese, entre outros". Indicado então é ler os rótulos dos alimentos com muita atenção. Além disso, é necessario ficar atento tambem às comidas consumidas nos restaurantes.
          O tratamento é feito basicamente com dieta e pode ser dividido em tres fases: A primeira é de restrição alimentar, isenta de glúten, lactose e sacarose. Na segunda fase, a dieta é liberada aos poucos, mas a isenção total de glúten continua. Na terceira fase é feita a manutenção da dieta, sempre sem o consumo de glúten, que é uma restrição até o resto da vida.
          Diagnosticar a doença celíaca está entre os maiores problemas da disfunção. "O paciente acaba procurando especialistas de diversas áreas até obter o diagnóstico definitivo". Entre os sintomas estão: fraqueza, cansaço, fadiga e prisão de ventre.
          A continuação postaremos uma formulação específica para ser utilizada por celíacos, mas também pode ser consumida por pessoas sem esta disfunção, uma vez que é uma receita muito saudável.
BOLO DE AMENDOIM
INGREDIENTES
5 ovos grandes frescos
1,5 copos de leite de soja fervido
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
1,5 copos de farinha de arroz
1,5 copos de farinha de soja
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 copo de açúcar refinado
500 gr. de amendoim torrado e moído
PREPARO
Bata as claras em neve e reserve.
Em outra vasilha, na batedeira, bata as gemas com o açúcar.
Acrescente o leite, a margarina, as farinhas aos poucos e o amendoim. Acrescente o fermento e misture com uma colher, e depois acrescente as claras em neve, o que ao incorporar dará leveza à massa.
Pré-aqueça o forno. Asse durante 45 minutos (faça o teste do palito) em 180 graus C.
Meus caros amigos, bon appètit !!!!!
Em www.semglutensemsacarose.com.br vocês poderão encontrar outras formulações que farão com que suas vidas sejam um pouco mais divertidas e gostosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário