sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Açucar invertido


          O açúcar comum, a sacarose, é composto por moléculas de outros dois açucares mais simples: glicose e frutose. Quando a sacarose é misturada com agua, ocorre uma reação química chamada de hidrolise, que separa os dois açucares.
         Esse açúcar decomposto é chamado de açúcar invertido. É o açúcar encontrado entre outros diversos ingredientes no preparo gastronômico, e tem a propriedade de reagir quando a massa é aquecida, quando ocorre a hidrolise da sacarose presente.
         O nome não tem nada a ver com as propriedades nutricionais ou referidas ao paladar, e sim com as físico-químicas, porque tem a propriedade de girar a direção da propagação da luz polarizada quando atravessa um copo de agua com sacarose, sofre um desvio para a direita, e, quando a mistura é de agua com açúcar invertido, o desvio é para a esquerda.
          O açúcar invertido é um dos ingredientes solicitados em diversas receitas de confeitaria, padaria, xaropes, sorveteria entre outras diversas utilizações. Tem maior poder de adoçar que o açúcar comum (sacarose) e ajuda na manutenção da doçura e umidade dos produtos em que se aplica.
         Em produtos de sorveteria com seu poder anti-congelante evita a recristalização (glicose e dextrose) proporcionando ao sorvete uma textura maleável, suave e cremosa, uma vez que baixa a temperatura de congelamento.
         O açúcar invertido é um xarope resultante do processo de inversão do açúcar através da ação de elemento ácido ou enzimático, numa solução de água, açúcar e ácido cítrico quando ocorre a separação molecular dos dois componentes do açúcar, a frutose e a glucose.
         Desta forma se obtém um elemento ligeiramente dourado e espesso com o mesmo conteúdo de glicose e frutose, com poder endulcorante 30% superior ao açúcar, significando na utilização de menor quantidade. A frutose é mais doce que a glicose e ambos componentes em separado, multiplicam tal poder endulcorante.
         Mas atenção, não podemos substituir todo o açúcar normal por açúcar invertido. Por diversos motivos de fermentação em panificação, (velocidade, resultado final dentre outros) composições de massas batidas, o ideal é substituir em massas bio-fermentadas no máximo até uns 60% do total solicitado, e nas massas de batimento em até uns 15% conforme volumes de farinha e açúcar. Em sorveteria é aconselhável não ultrapassar os 25%. 

INGREDIENTES
10 kg. de açúcar refinado
3 lt. de água filtrada
50 gr. de ácido cítrico ou 50 ml. de suco de limão siciliano
50 gr. de bicarbonato de sódio 

PREPARO
Coloque o açúcar, o ácido cítrico (ou suco de limão) e a água em fogo baixo. 
Uma vez que levantar a fervura, retire do fogo e deixar esfriar até 50 graus C
Neste ponto adicione o bicarbonato de sódio com a finalidade de equilibrar o pH. 
Deve-se homogeneizar muito bem apos esta adição, quando obteremos um xarope levemente esbranquiçado, o que uma vez frio, tornará a adquirir uma cor levemente dourada. Na superfície certamente se criará uma película branca, é só retirar e fechar o recipiente ate o momento de sua utilização


4 comentários:

  1. Obrigado pelos ensinamentos.

    Tentei achar açucar invertido pronto mas achei somente baldes de 25kg, existe embalagens com uma quantidade menor somente para amostra, teste?

    ResponderExcluir
  2. EU FAÇO PANETONE NO NATAL POR HOBBIE E TRADIÇÃO FAMILIAR. GOSTARIA DE COLOCAR O AÇUCAR INVERTIDO PARA UMEDECER A MASSA E ADOÇAR MELHOR . vOCE INDICARIA UMA PROPORÇÃO?

    ResponderExcluir