quarta-feira, 28 de setembro de 2011

QUER ABRIR UM BAR ? (1)

ALGUMAS ESTRATÉGIAS
1 - LOCALIZAÇÃO
          Certifique-se que a lei de zoneamento permite bares nessa região e faça uma análise consciente da possibilidade de problemas com barulhos. Muitos estabelecimentos já foram autuados, multados e lacrados pelo PSIU
2 - ESTACIONAMENTO
          É um fator que irá determinar a frequencia dos clientes a um bar. Verfique a oferta de vagas de estacionamento nas proximidades, porque de outra forma, deverá ser oferecido o serviço de Valet, o que nem sempre é uma vantagem, nem para o cliente nem para o empresário
3 - ADEQUAÇÃO DO PROJETO
         Certifique-se de que sua idéia de bar e proposta tenha resultados na região que você escolheu. Processos futuros de remodelação podem inviabilizar seu estabelecimento
4 - PÚBLICO-ALVO
          Verifique e faça uma análise global se sua proposta se encaixa dentro do comportamento das pessoas que frequentam a região. Um bar deve agradar clientes e frequentadores, nunca ser "a cara" do dono e de ninguém mais


BUROCRACIA
1 - HABITE-SE
          É o documento que a prefeitura exige para a regularização do imóvel conforme sua destinação (comercial, claro)
2 - TERMO DE CONSULTA DE FUNCIONAMENTO
         Tem a utilidade para o dono verificar se a prefeitura permite o funcionamento de seu tipo de estabelecimento nessa determinada região
3 - REGISTROS - DOCUMENTOS
          O primeiro é o CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - a continuação a DECA ou Declaração Cadastral, o Cadastro de Contribuinte Mobiliário (CCM) entre muitos outros papéis que vão ser lhe solicitados. Uma boa idéia é contratar um contador
4 - TAXA DE FISCALIZAÇÃO
          A taxa de fiscalização do estabelecimento para o setor de alimentação é de R$784.- aproximadamente e ela é reajustada anualmente
5 - ALVARÁS
          De Segurança, da Vigilância Sanitária, dos Bombeiros, de Autorização de Funcionamento entre outros vários exigidos

ONDE ?
          Na cidade temos regiões tipicas e acredita-se as melhores, mas nada impede sua localização fora destes eixos de consumo. Na Vila Madalena sem dúvidas, a frequencia de pessoas à procura por este tipo de estabelecimentos é infinitamente superior às de qualquer outra região da cidade, mas nada impede que na Vila Olímpia e Itaim-Bibi tambem se concentrem inúmeros estabelecimentos do tipo, mesmo com valores de luvas, aluguéis e outras taxas do poder público sejam mais elevados, pela alta afluência de clientes vindos de empresas da região, com alto valor agregado, diga-se de passo, movimentam o caixa desde o café da manhã, no almoço, no happy hour esticando até alta madrugada.
          Outras áreas, tal como a Vila Mariana, mesmo sendo um bairro residencial, oferece boa fidelidade durante a semana toda dos próprios habitantes do entorno. Temos também a região de Santana, onde moradores que preferem consumir nas imediações, evitam desta forma o deslocamento a outras regiões, e tem sido criado um belíssimo polo de consumo.
          Na Zona Leste também tem sido instalados estabelecimentos na região do Tatuape e arredores, a Radial Leste incluída. A região dos Jardins também é muito valorizada, não apenas a região da Oscar Freire, mas como um todo a área da Consolação e suas imediações.


OPORTUNIDADE
          Conforme pesquisas do IBGE, por volta de 25% da renda dos brasileiros é destinada à alimentação fora de casa. Em São Paulo há mais de 15.000 bares e similares, situando-se entre as 5 primeiras cidades de consumo e avaliação no mundo.
          Mas nada de se enganar. Dono de buteco - leia-se bar, restaurante, lanchonete, bodega e similares - não tem nada de fácil nem inebriante, muito menos exoticismo ou charme. Converse com todos os donos de buteco que aparecerem por aí. Não é nada fácil ter que lidar com a rotatividade impressionante dos funcionários - do faxineiro ao chef - e ter um jogo de cintura inacreditavelmente à la Garrincha para enfrentar clientes que tem prazer em reclamar de graça, e ainda acompanhar de perto as exigèncias do poder público, que "não sai do pé"
          Ainda o treinamento dos funcionários para ficarem conforme os requerimentos de seu estabelecimento, para nã fazerem feio perante os clientes, porque cliente é sempre Rei, quando ele determina que vá deixar seu rico dinheirinho em outro bar, e não no seu, meu amigo, é só baixar as portas e partir pra outra. Porque cliente é quem decide quem fica e quem vai, ele manda embora desde o faxineiro ao chef, incluindo o próprio patrão...
          Durante a semana, será publicado outro post no mesmo sentido. Esperamos que estes venham a lhe ser de alguma utilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário