sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ABSINTO

          A forma tradicional de ser apreciado é essa mesma da foto. Puro, derramado sobre uma colher apropriada, com um torrão de açúcar.
          A palavra vermute, originária do alemão: wermut, que é o outro nome da planta artemisia absinthum, aquela que lhe confere a cor verdinha e seu côté alucinógeno. O vermute, até os dias atuais leva na sua composição o wermute.
          A bebida induzia alucinações em Van Gogh, Toulouse-Lautrec e Baudelaire, no fim do século XIX, e era tida como estimulante à criatividade.
          Na antiguidade, os egípcios usavam o óleo de wermut para matar as lombrigas.
          Oscar Wilde disse: "Depois da primeira dose, você vê as coisas como gostaria que fossem. Depois da segunda dose, vê as coisas como elas não são"
          Segundo os importadores tem 54 graus de álcool, mas sabemos que na República Tcheca e na Eslováquia (antiga Techecoeslováquia) chega aos 70 graus. É uma bebida que faz formigar a boca, é interessante, agressiva, gostosa, segundo alguns; mas também tem comentários como enjoativa, persistente, docinha e licorosa.
          Se quiser, pode ser apreciada com soda limonada e flips de limão, da mesma forma em outras combinações, tais como num cocktail com 50 ml. de Absinto, 20 ml. de suco de abacaxi, 20 ml. de suco de laranja e 10 ml. de licor de banana. Coloque todo na cockteleira com 4 cubos de gelo de água mineral, shake vigorosamente 10 vezes (para não ficar aguado)  e sirva em copo balão enfeitado com um raminho com 4 folhas de hortelã e triangulo de abacaxi na borda. (fatia cortada em 8)
          Chin chin...

ENTRADA PARA APRECIAR COM CHAMPAGNE

CAMARÃO AO CATUPIRY
          Camarões tipo vila franca, limpos (tire a cabeça, a casquinha, com cuidado para não sair a cauda, que vá servir no preparo e apresentação e a tripinha com um palito) cobertos em catupiry e empanados em mix de farinha de grão de bico e de quinoa . Frite em azeite muito quente, e sirva acompanhado de purê de batata Asterix, temperado às ervas-finas, arroz à grega e pode tambem acrescentar batata palha. O acompanhamento ideal é um brut, mas pode harmonizar muito bem com um Sémillon 2006.
          Bon apètit...