sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

MASSA FOLHADA - FOLHADO FACIL

          Uma formulação de massa folhada muito antiga, de um amigo mestre confeiteiro uruguaio, Juan Gaitán, onde comecei a gostar de meter a mão na massa com meus 7 anos, (quase 50 anos atrás, quando ele já contava com uns 50 anos...) quando ia devorar aquelas "pontas" que ele deixava dos rocamboles ovais delicadíssimos recheados de creme de damascos ao Porto, mil folhas glaceadas de chocolate, alfajores de dulce de leche caseiro e um milhão de outras delicias.
          Inclusive a foto foi tirada com uma Kodak de fole, aquela com duas lentes, no começo da década de 70, que outro amigo, Ricardo, engenheiro químico conseguiu recuperar depois de mais de 1 ano tratando o filme.

INGREDIENTES
Primeira massa
250 gr. farinha peneirada
60 gr. manteiga sem sal
2 gemas sem pele
1 pitada de sal diluída em água gelada
25 ml. vinagre de vinho branco

Segunda massa
200 gr. farinha peneirada
200 gr. manteiga sem sal

PREPARO
          Junte todos os ingredientes da primeira massa e trabalhe até atingir uma consistência bem lisa e elástica. Reserve.
          Misture muito bem os ingredientes da segunda massa, até homogeneizar. Reserve.
          Abra a primeira massa em 0,5 cm. de espessura e com uma espátula espalhe a segunda massa de forma homogênea.
          Enrole em rocambole. Coloque na geladeira por 30 minutos para firmar. Retire. Já está pronta para utilizar.

          O mestre assava em forno a lenha, de cúpula oval, com uns 3 metros de diâmetro por 3 de altura, com a lenha queimando no fundo, 24 horas por dia (para não rachar). Em menos de 5 minutos já saía mais uma fornada de folhados crocantes e sequinhos como nunca mais eu provei...

          Voltemos à realidade. Podem ser feitos discos de 6 a 8 cm., assar em 200 graus C. por 20 minutos em grelha de malha sobre assadeira e unir com doce de leite, ou outro da sua preferência, e colocar uma finíssima cobertura de chocolate 55%.

          Outra opção é cortar em voil-au-vent e rechear com creme pátissier ou anglaise e frutas vermelhas frescas acrescentadas depois de assar, ou com um creme de aspargos e camarões flambados ao rum, como na foto, ou conforme seu prazer em degustar.
Bon appètit !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário