quarta-feira, 2 de maio de 2012

PÃO DE BATATA


 

          Acredito que seja uma das formulações mais pedidas em todos os cursos de panificação ou confeitaria que tenho ministrado nos últimos 14 anos. Não é difícil, é muito acessível e deliciosa de se apreciar com requeijão ou num sandubão com frios de qualidade.
INGREDIENTES
750 gr. farinha especial ou 00
500 gr. batata cozida e amassada
10 gr. fermento biológico instantáneo
25 gr. açúcar refinado
200 ml. leite integral temp. ambiente
100 gr. manteiga s/s temp. ambiente
100 gr. ovos frescos
20 gr. sal refinado
1 gema peneirada para abrilhantar
PREPARO
          Misture o fermento, o açúcar, o leite, a manteiga, os ovos e as batatas. Procure homogeneizar. Neste momento coloque a farinha de forma gradual, conforme for absorvendo os líquidos. Acrescente também o sal. Certamente vai grudar um pouco nas mãos e na mesa. Sem problemas. Coloque num bowl, cubra, deixe por 50/60 minutos em descanso/fermentação.
          Neste momento podemos optar, por fazer tipo pão de forma, um filão na assadeira ou individual. Se for individual, fica muito bom fazer em pequenas porções e colocar um pedaço de queijo muzzarella dentro da massa, bolear dentro do possível e colocar na assadeira em nova fermentação por 50/60 minutos. Assim que terminar de acondicionar na assadeira, pincele a gema.
          Para assar, pré-aqueça o forno, e coloque o pão durante 35 minutos a 185 graus C. Se perceber que o tempo não foi suficiente, ou pelo contrario, a casca está ficando muito escura, verifique as condições e mude o tempo de assamento conforme seu forno.
Bon appetit !!!!!!!!!!!!!!!!

Obs.: Nesta e outras formulações em panificação, estou utilizando folhas de teflon da Indaco (SP) o que evita untar as formas e está me facilitando a manipulação, uma vez que posso retirar do forno e rapidamente, apenas passar um pano umido, utilizar novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário