sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PÃO ROCAMBOLE DE NOZES E PASSAS

          Uma formulação que tem a idade dos nossos avós, quem sabe dos "bisa", tem passado por gerações sem sofrer modificações, sempre agradando gregos e baianos desde o café da manhã ao lanche da tarde. Conheço esses pãezinhos desde que nasci, acompanharam minha infância juntamente com os grissini de parmesão com marmelada no café da manhã.
INGREDIENTES
3 xíc. (chá) de farinha peneirada
1 colh. (sopa) de açúcar refinado
6 colh. (sopa) de leite em pó integral
1 colh. (sopa) de fermento em pó
1 colh. (café) de sal refinado
5 colh. (sopa) de manteiga sem sal
1 ovo fresco
1 xic. (cha) de leite morno
150 gr. de uvas passas sem semente picadas
150 gr. de nozes picadas
100 gr. de ameixas passas picadas
100 gr. de damascos secos picados
100 gr. de passas de figos picados
200 gr. de açúcar cristal
PREPARO
          Misture a farinha, o açúcar, o fermento, o leite em pó e o sal, adicione a manteiga, o ovo e o leite. Misture todo muito bem, até homogeneizar, despeje sobre o mármore polvilhado com farinha. Amasse até ficar uma massa lisa e flexível. Abra no rolo em 0,5 cm. de espessura e 10 cm. de largura.
          Derreta 100 gr. de manteiga sem sal (banho-maria) e espalhe sobre a massa. Coloque enseguida as frutas todas, misturadas com o açúcar cristal. Comece a enrolar no comprimento (rocambole), feche as pontas para as frutas não "fugirem" e corte em fatias de aproximadamente 2 cm.
         Coloque todas as fatias em forma untada, pincele gema de ovos (sem a pelicula) com açúcar cristal e deixe descansar por 20 minutos na assadeira, coberto, em local sem oscilações de temperatura. Após este tempo, leve ao forno pré-aquecido durante 30 minutos em 190 graus C.
          A variação (essa apenas com uvas passas) é feita da mesma forma, tornando-se mais econômica ao utilizar apenas um tipo de frutas.
          Bon appètit !!!

Um comentário: