sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Vins d´Alsace - Clube da Alsácia

          No começo desta semana tivemos a primeira degustação harmonizada do Clube da Alsácia no Bistrô Charlô, nos Jardins, São Paulo. 
          Na foto o Chef Chico, Charlô e Caroline Putnoki da CAP Amazon, Vins d´Alsace Brasil.
          Com a presença de renomados sommeliers, restauranters, especialistas e jornalistas tivemos gratíssimas surpresas aos nossos sentidos, comandadas pelo Sommelier do Club d´Alsace, Olivier Bourse.



          O aperitivo de dadinhos de tapioca e queijo coalho em dip de agrião foi apresentado com um fantástico Crémant d´Alsace Chardonnay da Dopff au Moulin (Importadora Mistral)




          A continuação, para surpreender o paladar e o olhar, uma Royal de aspargos magnificamente acompanhada por um Pinot Blanc Auxerrois safra 2013, biodinâmico de Albert Mann (Cellar)








          Nem os maiores idealizadores imaginariam uma sequência assim ... Carapau marinado, abacate e um delicado pan grattato harmonizado com um Riesling Grand Cru Osterberg 2009, Cave de Ribeauvillé (Chez France). Simplesmente inigualável ...






          Está aberto o caminho às surpresas mais sutis, delicadas e perfeitas ... A continuação fomos apresentados à Codorna recheada de foie gras e maçã servida sobre um puré de mandioquinha e vagens divinamente ladeada por um Pinot Gris de 2011, da Domaine Paul Blanck (Decanter). Já tinha experimentado este maravilhoso Pinot Gris com picanha de novilho  Aberdeen-Angus de 6 meses, mas a versatilidade desta joia alsaciana, surpreende gratamente.







          Foi encerrada a degustação com um magnifico Gewurztraminer Turkheim 2011 biodinâmico de Zind Humbrecht (Delacroix) fazendo par com uma compota indiana coroada com sorvete de coco. 







          Aguardando o próximo encontro, no anseio de um maior numero de apreciadores de bons vinhos tenha a oportunidade de conhecer estas joias alsacianas 

          A Alsácia é a única “DO” francesa que fundamentou sua denominação em vinhos varietais. Os Vosgues, a Floresta Negra e o Reno delimitam essa "DO" que produz vinhos frutados, de ampla gama aromática e riqueza de sabores, bem-vindos em toda ocasião
          A complexidade do solo (silício dos Vosges,colinas de calcário e solos de aluvião nos vales, argila, xisto, sedimentos vulcânicos), o sistema de plantio (elevado em função do solo nevado na primavera) produzem vinhos perfeitos não apenas na “Vendage Tardive” e “Sélection de Grains Nobles” como em toda a gama.
          Varietais germânicos Riesling e Gewürztraminer, a francesa Pinot Gris e a Moscatel, (em quatro variedades, branca e rosé, à petit grains e otonell), Sylvaner, a Pinot Noir, a Pinot Blanc, a Auxerrois e a Chasselas se desenvolvem com grande vigor. Alsácia conta com 50 Grands Crus, aqueles que a legislação exige 100% de varietais, (Gewürztraminer, Moscatel, Riesling, Pinot Gris) Na gastronomia, notamos grande influencia alemã na utilização de carnes suínas, chucrute, tartes flambadas entre outros, mas tambem nos surpreendemos com sua famosa carpa frita mais ao sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário