segunda-feira, 15 de julho de 2013

Vinhos de Portugal e Harmonizações - Tivoli Hotel SP

          De uma inacreditável gama de vinhos apresentados por importadores e produtores no evento Vinhos de Portugal, degustei os que acredito sejam os maiores expoentes da Região do Douro, Tejo e Alentejo. Neste primeiro artigo a respeito, foram selecionados os que mais me atraíram e chamaram a atenção por suas características mais classicas, tipicas e divinas ao paladar e todas as sensações que eles são capazes de despertar em um apreciador

Quinta da Pedra Alta Reserva Pessoal 2008
          É um Douro DOC assinado pelo produtor, Sr. Jorge Pinto Leal, composto por uvas típicas (Touriga Nacional 50%, Touriga Franca 30%, Tinta Roriz 10% e Tinta Barroca 10%) tradicionais do Douro em região demarcada, que se apresentou com os aromas do Douro, madeirado, envolvente, persistente, com equilíbrio nos taninos, acidez e alcoólico no ponto certo.
         Com um final de boca onde aparecem de forma sutil as frutas vermelhas e negras, com amoras em destaque, especiarias e baixíssima mineralidade. Corpo médio, muito elegante e complexo.
         Acredito que seja perfeito no acompanhamento de carnes de caça, tais como javali selvagem ao molho de pimenta biquinho e mel com manjericão, ou massas de grano duro ao ragu de costela com tomate seco e nozes.
         Mas, se for do seu agrado, uma costelinha de porco na brasa de lenha ao barbecue com pimentões vermelhos ...
Importado por www.twwines.com.br - TW Wines - Ailson Loiola

Roquevale Convento da Serra 2011
          Vinho branco alentejano, DOC tradicional e redondo, fresco, cítrico, demonstrando sua juventude, se mantem na boca com boa acidez e persistência. É um vinho para começo de conversa, recepcionar num brunch seus mais apreciados amigos e aparecer com bom gosto.
          Sem duvidas, acompanhamento ideal para lulas recheadas de finas fatias de salmão e damascos, na brasa, da mesma forma que os lagostins grelhados com limão siciliano em fatias, azeite e sálvia fresca.
Importado por Adega Alentejana - Manuel Chicau - comercial @adegaalentejana.com

Casa do Cônego Edição 1982
          De produção limitada pelas características apresentadas nesse ano, resultou num vinho licoroso muito aromático e limpo ao nariz, sedoso e leve na boca, muito agradável num ponto ideal de doçura. Aparecem damascos e laranjas confitadas na boca ...
          Facilmente harmonizável com um bolo com massa à la baunilha, recheado de damascos secos e morangos maturados por 48 horas em Cabernet Sauvignon 2005 ou 2009 latino-americano, em cobertura de ganache de chocolate 55% e amande-douce
Importado por Brazil Ways - Curitiba - 3022.0740

Thasos, Moscatel de Setúbal 2008
           Um DOC generoso elaborado com a casta Moscatel de Alexandria, muito possivelmente trazida nas incursões de conquista pelos fenícios e romanos, que adotou a denominação da região onde se difundiu. Os romanos a chamavam de Uva Apiária, uma vez que sua doçura e aroma atraiam as abelhas.
          De tonalidade alaranjada brilhante, aromas intensos de laranja Bahia, frutos secos, mel e baunilha. No final encontrei damascos frescos também, absolutamente atraente. Muito persistente, macio, frutado ao extremo e de frescura impar.
          Vai muito bem como aperitivo, na companhia de queijos muito leves no sabor e textura, frutas dos trópicos, pudim de leite condensado em calda de morangos e groselhas, da mesma forma que casa bem com um quindim bem geladinho regado com a compota caseira de laranjas ...
Importado por www.domno.com.br - nelsir@domno.com.br 

Quinta da Badula Colheita Selecionada 2011
          Vinho tinto do Tejo, produzido com as castas Touriga Nacional, Castelão e Alicante Bouschet, cultivadas no solo arenoso da região, portanto pobre, então com pouca produção, e absoluta riqueza de sabores. Se apresenta com notas tostadas de madeira, chocolate na primeira apreciação, bacon defumado, amoras do cerrado e cerejas frescas da Califórnia numa integração inacreditável de sabores.
          Com um corpo médio, textura de veludo à boca, frescor que transparece nos taninos leves se equilibrando na acidez e médio teor alcoólico.
          Um vinho a ser apreciado com uma picanha mal passada ou um carre de cordeiro na brasa, ambos com chimichurri de garrafa e zestes de limão Taiti em calda de caju.
         Outra parceria magnifica ??? Pizza de javali com tomate seco, funghi porccini e manjericão em massa grossa de 5 minutos no forno a lenha, quando acrescenta aquela defumação da queima ...
Sem Importador - quintadabadula@gmail.com - Elia Marques Vitorino

Nenhum comentário:

Postar um comentário