quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

BRIOCHE

          Uma formulação profissional de brioches franceses, fácil de ser preparada e espetacular para acompanhar seu café, chá, lanche e o mais que você decidir, até um jantar à francesa.
INGREDIENTES
1 kg. farinha de trigo especial peneirada
200 gr. ovos frescos em temperatura ambiente
100 gr. gemas de ovos frescos em temperatura ambiente
200 gr. manteiga sem sal, clarificada (o sal prejudica o processo de clarificar a manteiga)
140 gr. açúcar refinado
45 gr. fermento biologico fresco
20 gr. sal marinho
300 ml. água mineral gelada
PREPARO
          Colocar a farinha, ovos e gemas, água e fermento, bater em velocidade 1 por 2 minutos. Acrescentar o açúcar e bater em velocidade 1 por mais 2 minutos. Adicionar o sal e a manteiga sempre batendo em velocidade 1, até completar 5 minutos. Passar a velocidade 2 e deixar cilindrando por mais 10 minutos.
          Deixa a massa descansar por 40 minutos. Boleia com aproximadamente 60 gr. cada, coloca na placa de assar untada, fura no meio com o dedo, pega um pedacinho de massa e deixa com formato de pera e coloca, esse vai ser o "biquinho", pincela gema de ovos batidas na hora. Deixa descansar (fermentação) por 80 minutos, coloca para assar durante 25 minutos em forno de lastro a 180 graus C, ou em forno turbo seco a 150 graus C
          Pode inclusive dar outras formas, fazer uma trança, modelar comprido, polvilhar açúcar cristal, sua criatividade é o limite.
          Fica delicioso se cortado ao meio (depois de pronto) e acrescentado cream-cheese, geléias, maionesses saborizadas e frios fatiados, doce de leite, chocolate com avelãs, ganaches e uma infinidade de recheios, inclusive coberturas crocantes com chocolate, nozes, avelãs, etc. etc.
          Ainda neste mes vou postar um brioche com massa de nozes e uvas passas. Vocês vão delirar !!!
É o que disse, sua criatividade é o limite
Bon appètit !!!!!

Um comentário: