segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

DRINK TEQUILA SUNRISE


          Neste último final de semana, 11 e 12 de fevereiro de 2012, tivemos a grande satisfação de participar do programa Tabuleiro Gourmet da Apresentadora, Gourmetíssima, Gastrônoma Fátima Pires, na Absollut TV em São José dos Campos, próximo de São Paulo. Foi um encontro de Chefs, onde foram apresentados diversos e espetaculares pratos para degustação, entre eles a picanha invertida, na brasa, bolinhos asiáticos, bacalhau em diversas e inéditas preparações, pães especiais e outros muitos appetizers, acompanhamentos e principais.
          Tive a gratíssima função de apresentar drinks especiais, temáticos e outros especialmente desenvolvidos para a ocasião. Hoje vocês vão aprender a preparar um drink muito apreciado no Caribe, de longa data, fácil de preparar, harmonizar e gostar, com belíssima aceitação pelos convidados ao evento.
INGREDIENTES
2 doses de tequila branca (foi utilizada 1800 Silver)
2 doses de suco de laranja bahía (espremido na hora)
1 dose de licor de romã (utilize granadina de boa qualidade se não tiver) 
PREPARO
          Apresente em copo tipo Collins de 300 ml. Coloque 6 pedras de gelo (de água mineral, para o gosto do cloro não interferir nos aromas e sabores típicos e cada componente), despeje a tequila, a continuação o suco de laranja e por último, de forma muito vagarosa o licor de romã ou granadina, para que cada gole tenha um sabor de diversas graduações da mistura dos componentes. Um gole vá ser mais "agranadinado", outro menos, e assim até terminar o drink...
          Chin chin !!!!!

7 comentários:

  1. Grande chef Robert. Maravilhoso drink. pena que eu estava trabalhando e não pude "degustar"muito. Obrigada por sua gentileza e participação no Quadro Tabuleiro Gourmet.
    Beijo grande.
    fátima Pires

    ResponderExcluir
  2. Rock'n'roll, medicina e tequila, tudo isso e um resort de luxo, ingredientes mais do que perfeitos para uma lenda dos coquetéis, estamos falando do TequilaSunrise, um dos coquetéis mais famosos no mundo do rock, porém com muitas receitas originais e locais bem diferentes de onde foi criado.

    Uma das versões mais disseminadas é que o coquetel tenha se originado no Arizona Biltmore Resort, um luxuoso resort localizado em Phoenix, Arizona nos Estados Unidos entre as décadas de 30 e 40. O bartender Gene Sulit teria criado o TequilaSunrise, para os clientes se refrescarem durante os dias quentes na cidade. A primeira versão criada por Gene era tequila, creme de cassis, suco de limão e água com gás; A receita logo ficou famosa e rapidamente mudou, saiu o suco de limão e entrou o suco de laranja, formando um verdadeiro nascer do sol.

    Com o passar dos anos a receita sofreu modificações, a mais forte foi a substituição do creme de cassis por grenadine, o que fez o nascer do sol ainda mais brilhante. Esta modificação é a mais usada no mundo hoje.

    Outra versão e mais curiosa de como surgiu o Tequila Sunrise é creditada ao vocalista Mick Jagger, integrante de um dos mais antigos grupos de rock ativo até os dias de hoje, os Rolling Stones, segundo o que contam, Mick era apaixonado por tequila e tomava cerca de meia garrafa por dia, durante uma turnê na década de 70 ,o médico que os acompanhavam, teria proibido Jagger de tomar tequila durante toda a turnê, e recomendou que passasse a tomar suco de laranja todos os dias. Mick Jagger seguiu a recomendação, suco de laranja todos os dias, o que o médico não sabia era que Jagger pedia ao bartender que misturasse tequila ao suco de laranja. O médico só descobriu a mentira do músico após o término da turnê, quando o guitarrista da banda contou que o brilho de Jagger durante a turnê era por causa da tequila. Seja em 1930 ou 40 anos depois, a impressão que o Tequila Sunrise causou no mundo, é que o nascer do sol é sempre refrescante, comprove o sabor do sol nascente.

    ResponderExcluir
  3. GRANDES APRENDIZADOS PODEM COMEÇAR NUM BALCÃO DE BAR
    CHIN CHIN MEU AMIGO ANONIMO !!!!

    ResponderExcluir
  4. RR, adoro esse drink. Obrigado por mr lembrar dele... e pela receita também...

    ResponderExcluir