quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

SHERBET DE ABACAXI

          O sherbet, como já indicado em posts anteriores, não é um sorvete porque não tem gorduras provenientes do leite nem sólidos do leite suficientes para levar a denominação de sorvete, da mesma forma não pode ser chamado de sorbet uma vez que este não pode conter laticinios em sua composição. Mesmo assim, não é raro encontrar sorbet chamado de sherbet e vice-versa.
          O shebert é feito com base de alguma fruta, açúcar e por volta de 1 a 2% de sólidos lácteos, e pouca gordura, que podem ser iogurte, creme de leite ou leitelho, que nada mais é que o buttermilk conhecido por todos nós.
          Os componentes básicos nos remetem a um drink já postado anteriormente, o Piña colada. Mas as caracteristicas do leite condensado nos traz uma cumplicidade de consistencia, entre a doçura e acidez do abacaxi e o leite de coco.
INGREDIENTES
700 gr. abacaxi tipo pérola maduro no ponto (retire o miolo, observe a coroa firme e a casca sem manchas)
350 gr. leite condensado
280 ml. leite de coco
35 ml. rum ("B") Silver
35 ml. suco limão siciliano (tem a acidez perfeita ao paladar e balanceamento da doçura natural do abacaxi)
PREPARO
          No liquidificador bater o leite condensado e o abacaxi. Passe pelo chinoix para retirar todos os fiapos, que vá acrescentar um sensível desconforto na hora de apreciar o sherbet.
         Acrescente os outros ingredientes, homogeneizando perfeitamente e leve à geladeira por 5 horas. Retire e coloque na sorveteira para o batimento / congelamento por aproximadamente 8 minutos, ou até ser atingida a cremosidade desejada. Não esqueça que não é sorvete, significa que a presença de pequenos cristais de gelo são caracteristicos do sherbet.
         Pode apreciar com uma calda ou uma ganache de chocolate, nozes ou avelãs trituradas e inclusive pode ser coroada por um coulis de limão siciliano, que com certeza absoluta vá agradar gregos e baianos.
          Aprecie sem moderação, não fique com remorsos, todos nós repetimos tantas vezes quanto foi possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário