sábado, 5 de novembro de 2011

SEGURANÇA ALIMENTAR

AS 5 CHAVES PARA A SEGURANÇA DOS ALIMENTOS


MANTENHA A LIMPEZA
          Lave as mãos com regularidade quando estiver manipulando alimentos, principalmente depois de usar o banheiro, de manipular alimentos crus ou materias sujos, depois de tossir, espirrar, assoar o nariz, após o início ou interrupção do serviço.
          Lave e desinfete de forma consciente todas as superficies e equipamentos utilizados no preparo dos alimentos.
          Proteja os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais guardando os alimentos em recipientes fechados e locais adequados.
          PORQUE?
          Os microrganismos perigosos que causam doenças transmitidas por alimentos podem ser encontrados na terra, água, nos animais e nas pessoas. Eles são transportados de uma parte a outra pelas mãos, utensílios, roupas, panos, esponjas e quaisquer outros elementos que não tenham sido lavados de maneira adequada, e um leve contato pode contaminar os alimentos.
SEPARE ALIMENTOS CRUS E COZIDOS
          Separe sempre alimentos crus dos cozidos e prontos para o consumo. Use equipamentos e utensílios diferentes, como facas ou tábuas de corte, para manipular carne, frango, frutos do mar e outros alimentos crus e cozidos.
          Conserve os alimentos em recipientes separados para evitar o contato entre crus e cozidos.
          PORQUE?
          Os alimentos crus, especialmente frango, carne, peixes e similares, podem estar contaminados com microrganismos perigosos que podem transferir-se a outros alimentos, como comidas cozidas ou prontas para o consumo durante o preparo dos alimentos ou durante o transporte e a sua conservação.
COZINHE COMPLETAMENTE
          Cozinhe completamente os alimentos, de forma especial frango, carnes, ovos e frutos do mar. Alimentos já prontos devem ser reaquecidos completamente quando necessário.
          Ferva os alimentos como sopa e refogados para assegurar-se que atingiram 74 graus C. Para carnes vermelhas e frangos cuide que os sucos sejam claros e não rosados. É recomendado a utilização de termômetros en todas as ocasiões de manipulação, exposição e serviço.
          PORQUE?
          A correta cocção mata quase todos os microrganismos perigosos, com exceção dos esporos. Estudos mostram que cozinhar os alimentos de forma a que todas as partes atinjam os 74 graus C. garante a segurança destes alimentos para o consumo.
          Existem alimentos como pedaços grandes de carne, frangos inteiros ou carne moída que requerem um especial controle de cocção.
          O reaquecimento adequado elimina os microrganismos que possam ter se desenvolvido durante a conservação dos alimentos.
MANTENHA OS ALIMENTOS EM TEMPERATURAS SEGURAS
          Não deixe alimentos cozidos a temperatura ambiente por tempo superior a 2 horas. Refrigere o mais rápido possível os alimentos cozidos e os perecíveis, sempre abaixo de 5 graus C.
          Mantenha os alimentos quentes, já preparados, em temperaturas acima de 65 graus C.
          Não guarde alimentos por muito tempo, mesmo na geladeira.
          Os alimentos prontos para consumo para as crianças não devem ser guardados.
          Não descongele nenhum alimento em temperatura ambiente.
          PORQUE?
          Alguns microrganismos podem se multiplicar muito rápidamente se o alimento é conservado a temperatura ambiente, pois eles necessitam de alimento, umidade, temperatura e tempo para se reproduzir.
          Abaixo de 5 graus C, ou acima de 65 graus C, se reproduzem muito lentamente ou se detém. Alguns microrganismos patogênicos podem crescer ainda em temperaturas inferiores a 5 graus C.
USE ÁGUA E MATÉRIAS-PRIMAS SEGURAS
          Utilize e beba apenas água tratada.
          Selecione alimentos sãos e frescos.
          Para maior segurança, escolha alimentos já processados e inócuos, tais como leite pasteurizado.
          Não ofereça para consumo preparações com ovos crus, tais como mousses, cremes, maionesses e outros similares.
          Lave as frutas, verduras, hortaliças e outros similares, de forma especialmente cuidadosa quando forem para consumo in natura.
          Nunca utiliza alimentos depois da data de vencimento.
          PORQUE?
          As matérias-primas, incluindo a água podem conter microrganismos e agentes químicos prejudiciais à saúde. Ovos podem estar contaminados com Salmonella, que produz uma severa doença que pode acabar em óbito.
          É necessário ter cuidado especial na seleção de produtos crus e tomar medidas preventivas que reduzam o risco de contaminação, como a lavagem e o destaque e armazenamento corretos.
CONHECIMENTO > PREVENÇÃO > SEGURANÇA > ECONOMIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário