sexta-feira, 29 de maio de 2015

FONDUE DE QUEIJOS

        
Esta segunda opção de preparo da Fondue que apresento, e acredito que vai agradar da mesma forma que a anterior, deste prato criado na Suíça para aproveitar as peças de queijos que apresentavam rachaduras durante a maturação, e consequentemente não poderiam ser oferecidas à venda em tais condições. Conforme a historia, foi levada pela primeira vez para fora do território suíço pelas tropas romanas que invadiram a Helvécia, no Século 58 a.C.
O estudioso da gastronomia, Brillat-Savarin, em sua obra prima “A Fisiologia do Gosto”, de 1824, já descrevia a receita da fondue suíça, ate hoje apreciada com o mesmo charme e a sofisticação que a acompanha desde sua criação.
Fondue é um prato à base de queijo derretido em vinho branco seco, degustado com cubos de pão mergulhados nesse creme resultante. O queijo e o vinho devem ser cuidadosamente escolhidos para se obter uma perfeita homogeneização da massa. Queijos preferentemente devem ser maturados e o vinho seco com bons teores de acidez.
Para a Fondue ser apreciada com todas as suas características, ela deve ser preparada com o equipamento próprio, encontrado com facilidade em lojas do ramo, e que consiste em um caquelon, designação da panela apropriada, um réchaud e os garfinhos compridos nomeados fourchettes. Prefira panelas de barro, porcelana ou pedra, pois essas distribuem e mantém o calor de forma mais uniforme.

A seleção dos queijos é tarefa importante. Na Suíça e na França os mais utilizados são o Emmental e o Gruyère, mas outros queijos podem ser utilizados com ótimos resultados, como Vacherin Fribourgeois, Appenzeller, Royalp, Alpkäse e Raclette como indicado por experts (J.J.Leandro). Outras escolhas são aceitas, tais como o Cheddar maturado ou o nosso queijo do Reino.
O vinho utilizado para o preparo da Fondue pode ser utilizado tanto para preparo como para o acompanhamento. Em ambos os casos o indicado é um branco seco frutado, que acrescenta um delicado aroma na Fondue. Na Suíça, há uma preferência pelos vinhos Neuchâtel, Fendant e La Cote, mas podem ser substituidos por Riesling, Chardonnay ou o Sauvignon Blanc. Se preferir um vinho tinto como acompanhamento, sugerimos um Pinot Noir ou um Gamay.
E se você não aprecia vinho, a bebida mais indicada é o Chá preto para não perder nada do charme da cerimônia.
A receita tradicional da Fondue inclui aromatizar o caquelon com alho, uma dose de Kirsch e polvilhar noz moscada.
OBRIGADO Mestre J.J. Leandro !!!!!!!!!!!!!!

INGREDIENTES
500 gr. queijo Emmental
300 gr. queijo Gruyère ou Alpestre ou algum outro da lista acima
400 gr. queijo Cheddar preferencialmente defumado
1 dente de alho
400 ml. vinho branco seco
1 pitada de pimenta rosa
1 pitada de noz moscada
200 gr. Requeijão cremoso
25 gr. fécula de batata
70 ml. Kirschwasser
Pão frances, italiano, grissini entre outros, conforme sua preferencia

PREPARO
Corte os queijos em pedaços pequenos ou utilize o lado grosso do ralador. Esfregue o alho em toda a area interna do caquelon, desta forma o aroma vai ser transferido delicadamente ao creme de queijos.
Coloque o vinho e leve ao rechaud. Quando começar a levantar fervura adicione todo o queijo e mexa sem parar ate derreter. Acrescente a pimenta rosa moída, a noz moscada, o requeijão e homogeinize.
Em outro recipiente, desmanche a fecula de batata no kirsch. Acrescente ao creme de queijos, misture ate homogeneizar, deixe por 3 minutos, diminua a intensidade da chama.
Neste momento vc já pode começar a se deliciar na companhia de um belo vinho, nessa roda de amigos, família, sua cara metade ...

DICAS
- Um sabor mais encorpado é oferecido pelos queijos Emmental ou Gruyère
- Não apenas o pão deve ser apresentado à apreciação, mas batatas assadas, brocolis, lombo defumado, peito de peru e outros frios defumados podem ser acrescentados
- Requeijão faz com que a Fondue fique mais cremosa

Bon appétit !!!!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. requeijao nunca e usado no fondue na suiça, para fazer mais cremosa usa Vacherin.
    Tambem usar Emmental e complicado.

    ResponderExcluir