domingo, 5 de fevereiro de 2012

PÃO PRETO

          Um acompanhamento para degustar em companhia de um peixe de água salgada, com bons teores de gordura, assado direto na brasa ou em cama de sal no forno a lenha, uma vez que a combinação de aromas e sabores fica perfeito aos 5 sentidos. Vocês não fazem idéia do casamento perfeito de texturas, aromas, sabores, cheiros, apelo visual, crocância.
          Na foto, uma fatia (cortada em 4) de pão, queijo brie e geléia caseira de laranja e pimenta e um mimo de limão siciliano caramelizado para dar um destaque visual e um "up" no sabor.
          Na Alemanha, este tipo de pão é muito apreciado por seu alto valor energético, sendo inclusive produzido com cereais em flocos - aveia por exemplo - o que lhe confere uma textura e sabor diferenciados. É colocado em torno de 15% de farinha de centeio, sendo que outros cereais também fazem parte das formulações.
          Diversos padeiros do mundo todo, tem incrementado as formulações conforme gostos e paladares regionais, e sempre acrescentando aromas, texturas e sabores muito diferenciadas e especiais que já fazem parte das mais requintadas mesas ao redor do mundo. É um pão muito difundido em regimes especiais de alimentação e degustado em infinitas variações.
          INGREDIENTES
2,5 xic.(chá) de água - conforme a qualidade da farinha pode variar a quantidade
4 colh. (sopa) de manteiga sem sal
1 xic. (chá) de melado de cana ou Melazza Santomiele (espetaculosa !!!) ou similar
3,5 xic. (chá) de farinha 00 (baixos teores de cinzas) peneirada
2 xic. (chá) de farinha integral
2 xic. (chá) de farinha de centeio
5 colh. (sopa) de chocolate em pó 55%
3 colh. (sopa) de leite em pó integral
1 colh. (sopa) de azeite virgem ou de milho
6 colh. (sopa) de açúcar mascavo
1 colh. (sopa) de FBI (fermento biológico instantâneo seco)
6 colh. (sopa) de glúten
1 colh. (chá rasa) de bicarbonato de sódio
1 colh. (sopa rasa) de sal marinho
PREPARO
          Coloque todos os ingredientes num bowl na ordem indicada (atenção, o sal deve ser colocado por último, depois de misturar todos os ingredientes, uma vez que por ser bactericida, impede o correto desenvolvimento do fermento) e amasse até obter uma liga macia e elástica. Neste ponto verifique o ponto de véu. Se ainda não conseguiu chegar nele continue a amassar até atingir essa elasticidade, que permite visualizar através da massa sem no entanto ela se romper.
          Depois deste ponto, divida a massa em 10 partes. Boleie, polvilhe delicadamente a massa com fubá mimoso, e coloque em formas previamente untadas e polvilhadas com o mesmo fubá mimoso. (A ideal é a forma retangular de 20 x 10 x 10 aproximadamente)
          Deixe descansar (fermentar) quase até dobrar o volume, aproximadamente 1 hora, cobertos em local sem variações de temperatura nem trepidação. Leve ao forno de lastro pré-aquecido em 200 graus C. e proceda ao assamento por 30 minutos, ou até conseguir a cor dourada desejada.
           Retire, deixe amornar uns 5 minutos, desenforme e sirva como acompanhamento em pratos especiais ou da forma como seu divino paladar melhor aceitar.  Na foto coloquei uma sugestão, apenas como sugestão mesmo, porque foi dessa forma que aqui em casa apreciamos. Mas pode ser um fantástico lanche da tarde, com geléias, manteiga, queijos creme, pasta de uvas passas na ricota, patées de azeitonas pretas, nata com presunto ibérico e 400 milhões de outras combinações.
          Bon appétit !!!!!

2 comentários:

  1. _______________________________________

    Fiquei um bom tempo lendo as suas receitas e "dicas"... Seu blogue é um tesouro! Muito obrigada!!!

    Beijos de luz e carinho...

    Zélia Nicolodi *(Mundo Azul)

    _____________________________

    ResponderExcluir
  2. VLW ZELIA !!! BEM-VINDA !!!!!!
    FICA A VONTADE E BON APPETIT !!!!!

    ResponderExcluir