quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cocktail granité de limão "Margarita"


Quase a Margarita mexicana, mas feito em casa tem o charme de sua preparação personalizada. Um drink para o ano inteiro, refrescante, delicioso e facil de fazer. Seu preparo tem um paralelo com o sorbet de limão, mas sem a clara do ovo.
Ingredientes
2/4 de granizado de limão - utilizamos limão siciliano
1/4 de tequila prata - utilizamos a José Cuervo
1/4 de genebra - utilizamos a Seagram´s, mas pode tbem ser com gin "T"
Elaboração
O granizado, é aquele básico de suco de limão, calda de açúcar e água no frezzer durante 2 horas, retirando a cada 20 minutos para bater e devolver ao frezzer, até ele atingir a cremosidade e imperceptibilidade de grandes cristais de gelo.
Retiramos ele do freezer, enquanto preparamos a taça, passando pela borda suco de limão ou uma fatia do limão, e depois pelo sal. Se for de sua preferência, açúcar; mas aí ele perde sua caracteristica e originalidade...
A forma de passar o limão, o sal ou açúcar, para não apresentar excesso é inverter a taça sobre um prato que contenha estes ingredientes. Eu sei que vc já sabe, mas nunca é demais lembrar.
Colocamos o granité na taça, a continuação a tequila e a genebra ou gin, nessa ordem por favor, para evitar que a genebra na sua cremosidade se aposse de todo o frio do granité, coisa que a tequila não faz por ser mais líquida, pela sua própria origem.
Decoramos a borda da taça com uma fina rodela de limão siciliano em triângulo, colocada de ponta, e apreciamos com moderação.
Obs.: se tiver uma sorveteira, o granité fica ainda mais cremoso, com menor percepção de cristais de gelo, somado à facilidade no preparo do mesmo.
Abraço. É sempre um prazer compartilhar com vcs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário