sábado, 21 de abril de 2012

VINHOS VERDES DE PORTUGAL

          Todos os dias são de aprendizado. Ontem, 20/04/12 não foi diferente. O editor de vinhos da Revista Adega, Eduardo Milan, em parceria com o Senac, Vinho Verde e Vinhos de Portugal, deram uma enorme contribuição no meu caminho (e no de muitos outros que participaram da degustação) rumo a excelência no consumo e harmonização de vinhos.
          A foto ficou meio estranha com as luzes do data-show no rosto, (da esq. a dir., o mestre padeiro do Senac, a coordenadora do Senac, o sommelier Eduardo Milan, o maître do Senac, eu e a assistente da CVRVV) mas foi um encontro de apreciadores, sommeliers e convidados para serem "provados e avaliados" 6 vinhos verdes provenientes da região demarcada como DOC pela CVRVV, Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
         Após uma palestra informativa (muito informativa devo acrescentar, pelo elevado conhecimento do sommelier no referente a castas, metodologias de produção e apresentação, etc.) foram oferecidos a apreciação os rótulos Condes de Barcelos, Vale de Cambra, Quinta de Santa Cristina, Quinta de Pigarra, Quinta de Carapeços e Estreia, todos e inacreditável leveza, frescor e finais perfeitos.
          Acredito que vocês vão conseguir informações perfeitas a respeito destes vinhos, se acessarem o site www.vinhoverde.pt, ou as solicitarem pelo e-mail info@vinhoverde.pt
          Agradeço a atenção, e como sempre quando em boa ocasião: Chin chin !!!!!!

4 comentários:

  1. Ainda não tive o prazer de degustar um bom vinho verde. Como adoro os tintos, as escolhas para compra sempre recaem sobre eles. Mas ainda irei comprar um verde para apreciar.Quais as melhores harmonizações para eles???
    Marília (Facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARILIA
      Vinhos verdes tem brancos, rosés, espumantes e tintos. Como eles são jovens, leves e refrescantes, com boa acidez e leveza, são muito aromáticos e acompanham muito bem todas as vertentes gastronômicas. Sua preferencia por tintos (como já indiquei, tem vinho verde tinto) por estes serem muito jovens, são vivos e refrescantes, e ótimos para harmonizar com lampreia, bacalhau com migas, cabrito assado, lombinho de cordeiro, cozido à portuguesa, e outros tipicos portugueses, claro que não estão restritos à cozinha portuguesa, indo muito bem com diversos pratos da culinária nordestina e carnes não muito potentes, tambem com pratos com base de batatas e carnes brancas em geral. Espero ter ajudado. Chin chin !!!!

      Excluir
  2. tim tim bem elegante, um vinho se tem que saber apreciar... bela materia bjuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VLW LUNA !!!!
      Se quiser informações precisas e perfeitas sobre o vinho verde, por favor fique a vontade, acesse www.vinhoverde.pt ou encaminhe e-mail, não tenha duvidas que é um tipo de vinho que casa muito bem com vc garota !!! com sua elegancia; chin chin !!!!
      qualquer dúvida, quem sabe mais rapido, restaurantecia@hotmail.com, eu. abração

      Excluir