sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Vins d´Alsace - Clube da Alsácia

          No começo desta semana tivemos a primeira degustação harmonizada do Clube da Alsácia no Bistrô Charlô, nos Jardins, São Paulo. 
          Na foto o Chef Chico, Charlô e Caroline Putnoki da CAP Amazon, Vins d´Alsace Brasil.
          Com a presença de renomados sommeliers, restauranters, especialistas e jornalistas tivemos gratíssimas surpresas aos nossos sentidos, comandadas pelo Sommelier do Club d´Alsace, Olivier Bourse.



          O aperitivo de dadinhos de tapioca e queijo coalho em dip de agrião foi apresentado com um fantástico Crémant d´Alsace Chardonnay da Dopff au Moulin (Importadora Mistral)




          A continuação, para surpreender o paladar e o olhar, uma Royal de aspargos magnificamente acompanhada por um Pinot Blanc Auxerrois safra 2013, biodinâmico de Albert Mann (Cellar)








          Nem os maiores idealizadores imaginariam uma sequência assim ... Carapau marinado, abacate e um delicado pan grattato harmonizado com um Riesling Grand Cru Osterberg 2009, Cave de Ribeauvillé (Chez France). Simplesmente inigualável ...






          Está aberto o caminho às surpresas mais sutis, delicadas e perfeitas ... A continuação fomos apresentados à Codorna recheada de foie gras e maçã servida sobre um puré de mandioquinha e vagens divinamente ladeada por um Pinot Gris de 2011, da Domaine Paul Blanck (Decanter). Já tinha experimentado este maravilhoso Pinot Gris com picanha de novilho  Aberdeen-Angus de 6 meses, mas a versatilidade desta joia alsaciana, surpreende gratamente.







          Foi encerrada a degustação com um magnifico Gewurztraminer Turkheim 2011 biodinâmico de Zind Humbrecht (Delacroix) fazendo par com uma compota indiana coroada com sorvete de coco. 







          Aguardando o próximo encontro, no anseio de um maior numero de apreciadores de bons vinhos tenha a oportunidade de conhecer estas joias alsacianas 

          A Alsácia é a única “DO” francesa que fundamentou sua denominação em vinhos varietais. Os Vosgues, a Floresta Negra e o Reno delimitam essa "DO" que produz vinhos frutados, de ampla gama aromática e riqueza de sabores, bem-vindos em toda ocasião
          A complexidade do solo (silício dos Vosges,colinas de calcário e solos de aluvião nos vales, argila, xisto, sedimentos vulcânicos), o sistema de plantio (elevado em função do solo nevado na primavera) produzem vinhos perfeitos não apenas na “Vendage Tardive” e “Sélection de Grains Nobles” como em toda a gama.
          Varietais germânicos Riesling e Gewürztraminer, a francesa Pinot Gris e a Moscatel, (em quatro variedades, branca e rosé, à petit grains e otonell), Sylvaner, a Pinot Noir, a Pinot Blanc, a Auxerrois e a Chasselas se desenvolvem com grande vigor. Alsácia conta com 50 Grands Crus, aqueles que a legislação exige 100% de varietais, (Gewürztraminer, Moscatel, Riesling, Pinot Gris) Na gastronomia, notamos grande influencia alemã na utilização de carnes suínas, chucrute, tartes flambadas entre outros, mas tambem nos surpreendemos com sua famosa carpa frita mais ao sul.