domingo, 8 de janeiro de 2012

CAPUCCINO EM PUNTA DEL ESTE

          Coloque o leite na xicara (2/3 da capacidade), acione o bico vaporizador, até atingir a consistência aereada e temperatura adequada, (geralmente leva 15 segundos em cafeteira doméstica). Tire o café diretamente no centro da xícara, até quase atingir a borda. Polvilhe cacau 55% e canela, e sirva acompanhado de um petit-four no pires.
           Outra forma que também é apreciado, é tirando primeiro o café na xícara, aproximadamente 40 ml. enquanto numa jarra o leite é vaporizado no bico vaporizador. A continuação é dada uma batida seca no fundo da jarra e despejado na xícara em forma de ondas, quando o barista apresenta então o famoso caffè latte art.
          Bon appètit cherie !!!

SORVETE BÁSICO DE MORANGO


O mais fácil e saboroso sorvete de morango que você já fez e experimentou
INGREDIENTES
600 gr. de morangos lavados e secos
750 gr. de creme de leite fresco
400 gr. de açúcar refinado
4 claras
PREPARO
No processador coloque os morangos e o açúcar, deixe em consistência de creme.
Na batedeira coloque o creme de leite e bata até atingir ponto de picos firmes, tomando cuidado para não ficar dura. Bata as claras em neve e acrescente ao creme de leite batido, delicadamente, de baixo para cima.
Misture delicadamente 1/3 deste creme à polpa de morango. Aos poucos acrescente o restante, tomando cuidado para que a mistura não perca volume (aereação conseguida no batimento)
Coloque num recipiente plástico grosso com tampa e leve ao freezer por 4 horas, para atingir um ponto de cremosidade ideal, sem no entanto congelar.
Sirva com cobertura de ganache de chocolate, licor de chocolate, calda de frutas vermelhas, ou como seu precioso paladar decidir.
Bon appètit...
foto mec3

GELEIA DE UVA E MOSTARDA EM GRÃOS

          Uma geléia perfeita para ser degustada com aquele pão italiano, ou uma baguete francesa, uma ciabatta, e nem o que falar como acompanhamento e realçador de sabores e aromas em carnes vermelhas e aves...
INGREDIENTES
2 kg. de uvas Niágara
2 lts. de água mineral
1 kg. de echalote em julienne
50 gr. de açúcar cristal
30 ml. de azeite de oliva virgem
80 gr. de mostarda amarela em grãos
1 pitada de sal
PREPARO
Prepare o suco de uvas. Retire os grãos de uva dos cachos e lave para retirar quaisquer sujeira e agrotóxicos.
Numa panela de fundo triplo (melhor distribuição de calor) coloque a água e as uvas, mantendo em fogo médio até reduzir a metade. Coe em chinoix e deixe esfriar. Neste ponto deve ter por volta de 1 lt.
Em outra panela coloque o azeite e a cebola roxa para refogar, até ficar transparente. Acrescente o suco de uva, o açúcar e deixe em simmer para reduzir.
Atenção: quando atingir a metade da redução, acrescente a mostarda e o sal e continue em simmer até adquirir uma consistencia apropriada.